Grupos de Pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos

Panorama Brasileiro

Autores

  • Morgana Zardo Von Mecheln Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Herminia Lage Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo emerge de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender o panorama brasileiro dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq sobre Educação de Jovens e Adultos. Parte-se da seguinte problemática quais são os grupos de pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)? Quais são os estudantes e professores que fazem parte desses grupos? Como estão distribuídos pelo país? Quais as instituições promotoras? Os aportes teóricos buscam contribuições de autores como Abreu (2018), Demo (2011), Moraes (2009), Noronha (2004), assim como pelos documentos legais da EJA. A abordagem e tratamento do objeto em análise foram de natureza bibliográfica e a pesquisa de natureza documental. A pesquisa empírica deste estudo foi realizada na base de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados do estudo revelaram que os grupos de pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil ainda não são muitos, no total de 39 levantados, mas congregam milhares de acadêmicos, pesquisadores, trabalhadores e estudantes divididos nas cinco regiões do país. Participantes esses que enfrentam as (o)pressões das entidades reguladoras, assim como se aproximam da dura realidade dos sujeitos da EJA, em uma mistura produtiva entre ciência e militância, entre o estudo acadêmico e a prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana Zardo Von Mecheln, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA/UFSC)

Maria Herminia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA/UFSC).

Downloads

Publicado

2020-10-22