ANÁLISE DA LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Weslei Viana Alves Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Joilson Viana Alves Universidade Federal Rural do Pernambuco - UFRPE
  • Dayane Moreira Lemos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo

Tendo em vista os estudos acerca dos gêneros textuais, defendidos por Marcuschi (2005) e outros pesquisadores, o objetivo aqui proposto se funda a partir do questionamento de qual, ou quais, gêneros textuais são mais lidos na Escola Municipal Luiz Alves Barreto II, situada no município de Ibipeba-BA, a qual atende o ensino fundamental II. Realizamos um levantamento de dados sobre as obras lidas a partir da ficha que organiza a retirada e entrega dos livros da biblioteca pelos alunos. Concomitante a isso, investigamos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê estes estudos de gêneros textuais em sala de aula. Após o levantamento dos dados, catalogamos todas as obras lidas, segundo o seu gênero textual. Ao todo, foram catalogados 493 livros e 24 gêneros textuais, os quais alguns contaram com a “intertextualidade inter-gêneros”, conforme Ursula Fix (FIX, 1997, p. 97 apud MARCUSCHI, 2005, p. 31), ou “transmutação” de gênero, segundo Bakhtin (1997). Desse modo, foi notado que há gêneros mais lidos e menos lidos. Assim, foi possível refletir acerca dos estudos de gêneros textuais conforme a BNCC norteia. Os dados obtidos durante a pesquisa foram organizados e tabulados, abordando do gênero mais lido ao menos lido, a fim de uma melhor organização dos dados obtidos.

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Biografia do Autor

Weslei Viana Alves, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduando em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade do Estado da Bahia, DCHT, Campus XVI.

Joilson Viana Alves, Universidade Federal Rural do Pernambuco - UFRPE

Graduando em Licenciatura Plena em Ciência Biológicas Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Dayane Moreira Lemos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). Atualmente é docente de Linguística da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVI - Irecê/BA

Referências

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Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

Artigos