REFLEXÕES DE UMA ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA: TEORIAS EDUCACIONAIS, PERCURSO FORMATIVO E REALIDADE

Autores

  • Alana Ramos dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Cenilza Pereira dos Santos

Resumo

Este artigo, inspirado nos princípios da autobiografia, expõe inquietações e angústias de uma estagiária, através de algumas descrições das primeiras experiências com a docência. Ao pôr em reflexão o percurso de formação acadêmica, o principal objetivo deste texto é refletir a respeito das inquietações vivenciadas enquanto estagiária sobre o significado das teorias estudadas na universidade e a articulação destas com a realidade escolar no exercício da docência. Dessa maneira, o processo de formação acadêmica é problematizado através de experiências com o estágio e das relações entre as teorias estudadas e a prática pedagógica. Desse modo torna-se possível destacar o significado das teorias educacionais para a formação e atuação docente, levando em consideração a importância da autonomia e da autorreflexão para a compreensão e aprimoramento da formação acadêmica e desenvolvimento profissional, visto que esta precisa provocar o/a estudante a ponderar sobre a construção da identidade profissional que só se dá mediante reflexão. Através disso, aponta para uma necessária atribuição de significado ao estágio como uma possibilidade de estabelecer relações entre o percurso formativo, as teorias educacionais e a realidade escolar. Nessa lógica, as reflexões aqui tecidas estão fundamentadas em autores/as como Freire (1996), Libâneo (2010), Tardif e Lessard (2005), Pimenta e Lima (2004), Cunha (1992) e Becker (1998).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL. Cartilha esclarecedora sobre a lei do estágio: lei no 11.788/2008. Brasília: MTE, SPPE, DPJ, CGPI, 2008. 22 p.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 2 ed. São Paulo: Papirus, 1992.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; LUCENA LIMA, Maria Socorro. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Docência em formação; Série Saberes Pedagógicos.)

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice e LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Tradução Luiz Fernando Cardoso. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos