ESCRITORES DA LIBERDADE

UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA EDUCAÇÃO COMO GARANTIDORA DE OUTROS DIREITOS

Autores/as

  • Caroline dos Santos Leal UNEB

Resumen

Baseado no livro “The Freedom Writers Diary” de Erin Gruwell, o filme “Escritores da Liberdade” ultrapassa a história de um vínculo entre professora e alunos para trazer uma análise social e política da realidade de uma juventude completamente marginalizada. O enredo evidencia a educação como forma de transformação, ressocialização e reconhecimento de valores. Dessa maneira, o presente paper visa relacionar o filme “Escritores da Liberdade” com a doutrina e as normas dos diretos humanos, e ainda discutir e pontuar a importância da efetividade desses direitos como instrumento de transformação social na vida do cidadão. Far-se-á a partir de um prisma crítico, investigativo e factual e será dividido em dois capítulos que apresentarão uma correlação entre a Educação, o Direito e a Dignidade humana. Assim sendo, ressalta-se a necessidade de incentivar a discussão que perpassa o filme e investiga a realidade que repercute na efetividade dos direitos humanos.

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Biografía del autor/a

Caroline dos Santos Leal, UNEB

Graduanda em Direito (4° semestre) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Publicado

2021-05-11

Cómo citar

dos Santos Leal, C. . (2021). ESCRITORES DA LIBERDADE: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA EDUCAÇÃO COMO GARANTIDORA DE OUTROS DIREITOS. Revista Direito No Cinema, 3(1), 8–12. Recuperado a partir de https://www.revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema/article/view/11810

Número

Sección

Sobre Filmes e Direito