ENTRE TEXTOS E IMAGENS: A ÁFRICA REPRESENTADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

  • Jussara de Oliveira SOUZA

Resumo

A África foi amplamente representada nos “livros didáticos” por imagens negativas. Mais do que isso, na bibliografia sobre o continente africano predominaram visões que circunscreveram a(s) África(s) em formas estereotipadas. As discussões sobre o ensino de História da África têm ganhado espaço nos debates acadêmicos nos últimos anos. Entende-se a importância de levar essa abordagem ao ensino de História, que desde 1996, com a LDB e os PCNs em 1997, já sinalizavam a importância dos temas transversais sobre questões étnico-raciais e pluriculturais do Brasil. Nota-se que é um momento de reavaliação e renovação para as práticas de ensino, buscando assim, um novo eixo de compreensão para rever as narrativas nos livros didáticos que constituem na formação dos indivíduos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-07
Métricas
  • Visualizações do Artigo 51
  • PDF downloads: 74