Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes pt-BR <p>O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.</p> jjborges@uneb.br (João José de Santana Borges) paulocpedroza@gmail.com (Paulo César Pedroza Marques) qua, 31 ago 2022 09:45:08 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A Revista Comsertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/15021 <p>Editorial</p> João José Borges Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/15021 qua, 31 ago 2022 09:40:38 -0300 O Teatro e o conhecimento pelo corpo https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14250 <p>Este artigo é uma reflexão sobre a experiência de ensino não-formal de teatro do Núcleo Biruta de Teatro, espaço de formação e criação cênica desenvolvido pela Cia Biruta junto a jovens e adultos de comunidades da periferia de Petrolina em Ocupação Artística no equipamento do CEU das Águas, localizado no bairro Rio Corrente. Serão abordados contextos e procedimentos pedagógicos dessa experiência, a fim de refletir sobre o potencial do ensino do teatro na construção de corporeidades ou <em>um conhecimento pelo corpo,</em> a partir dos conceitos <em>habitus</em> e campos de Pierre Bourdieu (1989;2001) e, assim, estabelecer uma conexão entre as ciências sociais e como estas podem contribuir para construção de um pensamento sobre prática teatrais e suas formas de ensino.</p> Cristiane Crispim Bezerra, José de Santana Borges Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14250 qui, 04 ago 2022 09:57:29 -0300 Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14258 <p>O presente artigo faz uma caracterização do pós-colonialismo e pensamento decolonial para construir bases à uma argumentação multicultural dos direitos humanos vinculada à abordagem conhecida por Justiça Restaurativa (JR) – uma alternativa à justiça convencional – que utiliza métodos dialógicos para a resolução de conflitos, como os círculos de construção de paz, e que vem sendo aplicada no Centro de Atendimento Socioeducativo de Petrolina, o CASE.&nbsp; Para essa articulação são levados também em conta os dispositivos legais de garantia dos direitos humanos para adolescentes em privação de liberdade, elementos históricos e interpretativos da cultura no sertão pernambucano, e abordagens transatlânticas semelhantes à JR, para o diálogo com a regulação e emancipação social sob as tensões dialéticas do multiculturalismo dos direitos humanos segundo os marcos sugeridos por Boaventura de Sousa Santos. &nbsp;</p> Raoni Bories, João José de Santana Borges Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14258 seg, 08 ago 2022 08:54:39 -0300 EDUCOMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14473 <p>Este trabalho se alicerça nos princípios da Educomunicação e da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) para refletir sobre as relações entre cinema e escola. Trata-se de um estudo baseado na proposta fílmica do “Produção de Vídeos Estudantis” (Prove), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, iniciativa que sugere uma dinâmica alternativa para o ensino-aprendizagem de cinema e dá suporte para pensá-lo enquanto prática educomunicativa e contextualizada no âmbito da educação formal. A pesquisa possui caráter bibliográfico, complementado por algumas entrevistas com docentes de escolas em Juazeiro-BA, e seus resultados dão indícios de que o Prove pode caminhar nessa direção, enquanto uma ação que, por si só, já promove alguns movimentos nas estruturas do sistema de ensino ao convocar o imaginário dos estudantes, mobilizando também os professores, em torno de uma ação audiovisual ancorada na realidade da escola e de seus sujeitos.&nbsp;</p> Patricia Da Silva Barbosa, Carla Conceição da Silva Paiva Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14473 seg, 08 ago 2022 09:23:31 -0300 Reconstruindo Bakhtin https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/12192 <p><strong>Resumo: </strong>Ensaio em que se entrelaçam contribuições teóricas de Mikhail Bakhtin, como foram destacadas por Cristovão Tezza (2003) em sua tese de doutorado “<strong>Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo</strong>”, e um discurso rememorativo da trajetória pessoal da autora, dialogando com outras referências, destacando a inconclusibilidade da obra bakhtiniana e o caráter responsivo do papel dialógico da linguagem, seja prosa ou poesia.</p> Elisabet Moreira Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/12192 qua, 10 ago 2022 11:17:35 -0300 Literatura: ontem, hoje, amanhã https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/13527 Andréa Maria Silva, Geam Karlo Gomes Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/13527 seg, 22 ago 2022 00:00:00 -0300