https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/issue/feed Revista ComSertões 2022-08-31T11:52:24-03:00 João José de Santana Borges jjborges@uneb.br Open Journal Systems https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/15021 A Revista Comsertões 2022-08-31T11:50:58-03:00 João José Borges jjborges@uneb.br <p>Editorial</p> 2022-08-31T09:40:38-03:00 Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14250 O Teatro e o conhecimento pelo corpo 2022-08-31T11:52:24-03:00 Cristiane Crispim Bezerra cristiane.crispim@outlook.com José de Santana Borges joaomundo1@gmail.com <p>Este artigo é uma reflexão sobre a experiência de ensino não-formal de teatro do Núcleo Biruta de Teatro, espaço de formação e criação cênica desenvolvido pela Cia Biruta junto a jovens e adultos de comunidades da periferia de Petrolina em Ocupação Artística no equipamento do CEU das Águas, localizado no bairro Rio Corrente. Serão abordados contextos e procedimentos pedagógicos dessa experiência, a fim de refletir sobre o potencial do ensino do teatro na construção de corporeidades ou <em>um conhecimento pelo corpo,</em> a partir dos conceitos <em>habitus</em> e campos de Pierre Bourdieu (1989;2001) e, assim, estabelecer uma conexão entre as ciências sociais e como estas podem contribuir para construção de um pensamento sobre prática teatrais e suas formas de ensino.</p> 2022-08-04T09:57:29-03:00 Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14258 Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz 2022-08-31T11:52:07-03:00 Raoni Bories rmbories@gmail.com João José de Santana Borges jjborges@uneb.br <p>O presente artigo faz uma caracterização do pós-colonialismo e pensamento decolonial para construir bases à uma argumentação multicultural dos direitos humanos vinculada à abordagem conhecida por Justiça Restaurativa (JR) – uma alternativa à justiça convencional – que utiliza métodos dialógicos para a resolução de conflitos, como os círculos de construção de paz, e que vem sendo aplicada no Centro de Atendimento Socioeducativo de Petrolina, o CASE.&nbsp; Para essa articulação são levados também em conta os dispositivos legais de garantia dos direitos humanos para adolescentes em privação de liberdade, elementos históricos e interpretativos da cultura no sertão pernambucano, e abordagens transatlânticas semelhantes à JR, para o diálogo com a regulação e emancipação social sob as tensões dialéticas do multiculturalismo dos direitos humanos segundo os marcos sugeridos por Boaventura de Sousa Santos. &nbsp;</p> 2022-08-08T08:54:39-03:00 Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/14473 EDUCOMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: 2022-08-31T11:51:49-03:00 Patricia Da Silva Barbosa patricia.sbarbosa1@gmail.com Carla Conceição da Silva Paiva ccspaiva@gmail.com <p>Este trabalho se alicerça nos princípios da Educomunicação e da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) para refletir sobre as relações entre cinema e escola. Trata-se de um estudo baseado na proposta fílmica do “Produção de Vídeos Estudantis” (Prove), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, iniciativa que sugere uma dinâmica alternativa para o ensino-aprendizagem de cinema e dá suporte para pensá-lo enquanto prática educomunicativa e contextualizada no âmbito da educação formal. A pesquisa possui caráter bibliográfico, complementado por algumas entrevistas com docentes de escolas em Juazeiro-BA, e seus resultados dão indícios de que o Prove pode caminhar nessa direção, enquanto uma ação que, por si só, já promove alguns movimentos nas estruturas do sistema de ensino ao convocar o imaginário dos estudantes, mobilizando também os professores, em torno de uma ação audiovisual ancorada na realidade da escola e de seus sujeitos.&nbsp;</p> 2022-08-08T09:23:31-03:00 Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/12192 Reconstruindo Bakhtin 2022-08-31T11:51:33-03:00 Elisabet Moreira elisabetmoreira2014@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong>Ensaio em que se entrelaçam contribuições teóricas de Mikhail Bakhtin, como foram destacadas por Cristovão Tezza (2003) em sua tese de doutorado “<strong>Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo</strong>”, e um discurso rememorativo da trajetória pessoal da autora, dialogando com outras referências, destacando a inconclusibilidade da obra bakhtiniana e o caráter responsivo do papel dialógico da linguagem, seja prosa ou poesia.</p> 2022-08-10T11:17:35-03:00 Copyright (c) 2022 Revista ComSertões https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/13527 Literatura: ontem, hoje, amanhã 2022-08-31T11:51:15-03:00 Andréa Maria Silva andreasilvadvogada@gmail.com Geam Karlo Gomes geam.k@upe.br 2022-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista ComSertões