PROCESSOS CRIATIVOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Resumo

Esse trabalho propõe uma reflexão das narrativas de três pesquisadores que relatam sobre os seus processos criativos no período do distanciamento social causado pela Covid-19. O objetivo foi perceber os processos de subjetividade que podem impactar na elaboração da pesquisa acadêmica no período da pandemia. De modo a identificar as práticas, as experiências e a construção do sujeito – pesquisador. Metodologicamente, é um estudo de abordagem qualitativa a partir da relação entre as entrevistas narrativas do método (auto)biográfico e o referencial teórico. Evidenciamos por meio desse estudo que a construção de uma subjetividade perpassa pela influência do meio social em um tempo de lutas e de incertezas no contexto político. Nos processos de investigação acadêmica, o sujeito-pesquisador é atravessado por uma subjetividade nas suas produções e se vê desafiado a utilizar de sua criatividade para o fazer científico. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam-se: o reconhecimento de técnicas de resistência do sujeito, o ato de narrar como ponto de encontro da sua transformação e a produção de si e dos processos criativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Correia da Cruz, Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia

Especialista em Gestão do Trabalho e Educação Permanente na Saúde, pela Escola Estadual da Saúde Pública (2011). É Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2019) . Atualmente é Coordenador de Educação Permanente da Prefeitura Municipal de Dias D'Ávila, Coordenador dos Programas de Estágio Curricular, Voluntariado e referência do Programa Saúde na Escola - PSE.

Patrícia dos Santos Miranda, Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia

Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Comunicação Social- Habilitação em Produção Editorial pela Faculdade Hélio Rocha (2007) e em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia- UNEB (2013). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Salvador. Professora da Educação Básica (atualmente da Educação Infantil). Membro do Grupo de Pesquisa, CNPQ, Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP).

Publicado
2020-12-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 314
  • pdf downloads: 97