BIBLIOTECA ESCOLAR E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESCOLAS DE JUAZEIRO BA: CAMINHOS METODOLÓGICOS

Autores

  • Tatiane Lemos Alves
  • Cosme Batista dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v7i1.7282

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as questões metodológicas utilizadas para realizar uma pesquisa que visou investigar o papel da biblioteca na formação dos leitores em escolas públicas da cidade de Juazeiro-BA. Primeiramente, discutiremos a escolha do estudo de caso como estratégia de pesquisa. Em seguida, refletiremos sobre a abordagem quali quantitativa no processo investigatório. E, por fim, indicamos os instrumentos utilizados para construção de dados, tais como observação das práticas letradas, entrevista com integrantes da comunidade escolar, análise de documentos norteadores das bibliotecas, além da proposta de mapeamento das produções cientificas, estabelecendo o estado da arte sobre biblioteca escolar, nos artigos, dissertações e teses no período de 2010 a 2015 em bases de dados brasileiras. A análise quali quantitativa das políticas públicas sobre leitura, livros e biblioteca possibilitou que concluíssemos que boas práticas já se iniciaram no ambiente das bibliotecas selecionadas com apoio das políticas públicas, e que apesar das dificuldades encontradas, a biblioteca escolar tem papel importante para a formação dos leitores nas escolas e na comunidade externa; contudo, ainda, tem algumas lacunas que precisam ser sanadas, tais como a necessidade de capacitação, avaliação periódica das políticas além de maior entrosamento dos atores envolvidos, para potencializar e multiplicar as iniciativas positivas visando melhor atender à comunidade escolar e formar leitores críticos e autônomos.

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Publicado

2019-11-20