LEITURA DELEITE COMO PRÁTICA FORMADORA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PNAIC/UNICAMP (2013 2014)

Autores

  • Adriana Missae Momma-Bardela
  • Ana Lúcia Guedes-Pinto

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v7i1.7279

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo focalizar alguns dos sentidos construídos pelas professoras alfabetizadoras sobre a leitura deleite como uma atividade permanente da rotina das práticas pedagógicas desenvolvidas em encontros de formação continuada de professores. A partir de seus dizeres a respeito de como compreenderam esses momentos, procuramos destacar essa abordagem como uma das formas de se trabalhar a dimensão da leitura (dentro de uma proposta alfabetizadora) em que o sujeito é tomado como alguém que se posiciona frente àquilo que lê e vivencia nas práticas formadoras. Para desenvolver nossa reflexão nos baseamos nos resultados da pesquisa intitulada “Formação, Alfabetização e Letramento: a experiência do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no contexto do estado de São Paulo” (Processo nº408692/2013-8 CNPq). Analisamos alguns fragmentos de entrevistas realizadas com as Professoras Alfabetizadoras (PA) de municípios do estado de São Paulo. A metodologia da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativo interpretativa e seguiu os pressupostos da História Oral. Os dizeres das PA apresentam pistas que nos indicam as potências de um trabalho de formação que toma como base a vivência de alguns de seus princípios como forma de que tais vivências possam ser multiplicadas.

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Publicado

2019-11-20