SERTÃO, CULTURA E “RURBANIZAÇÃO” EM DELMEIRO GOUVEIA, ALAGOAS

Autores

  • Kleber Costa Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Rogéria Souza Vieira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v2i1.711

Resumo

A pesquisa sobre o Sertão Rurbanizado pretendeu analisar a paisagem da cidade de Delmiro Gouveia – AL, levando em consideração sua história, rugosidades e seus aspectos rurbanos que são elementos fundamentais no entendimento do espaço vivido e construído pela sociedade ao longo do tempo, configurando informações importantes para o ensino. Em um primeiro momento foram realizadas leituras sobre os conceitos de espaço, tempo (rugosidades), paisagem e os fenômenos urbano e rural. No segundo momento, foi realizada uma análise da paisagem urbana da cidade. E em um terceiro momento, foi construído junto aos alunos do Ensino Fundamental II (escola local), debate sobre os conceitos de paisagem, rugosidades, rurbanização e da história da cidade de Delmiro Gouveia através de uma aula expositiva, onde a atividade realizada junto aos alunos possibilitou exercer a prática docente, partindo do conceito de paisagem como foco central e fundamental no ensino de geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Costa Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor efetivo do Curso de Geografia, Campus do Sertão, UFAL. Graduado e Mestre em Geografia pela UFPE, atualmente coordena a área de Geografia do PIBID e o Grupo de Estudos Sociedade Natureza do Campus do Sertão, UFAL.

Rogéria Souza Vieira, Universidade Federal de Alagoas

Professora de Geografia. Graduada em Geografia pela UFAL e integrante do Grupo de Estudos Sociedade e Natureza do Campus do Sertão, UFAL.

Downloads

Publicado

2014-09-14