Urbanidades e ruralidades no semiárido da Bahia: o olhar de um grupo de pesquisa da UNEB

Autores

  • Celso Antonio Favero

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v3i1.1635

Resumo

Propõe-se, neste trabalho, dialogar sobre a produção científica do grupo de pesquisas “territórios, hegemonias, periferias e ausências”, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O rural do Semiárido da Bahia, o campo e o camponês dessa região, são o sujeito e o chão das pesquisas do grupo. Olhando para este chão, com ele e através dele, olha-se para a cidade, o urbano e as "urbanidades" dos urbanos. Nessas pesquisas e através delas tenta-se conhecer o lugar dos rurais camponeses do semiárido nordestino num universo social onde o urbano se impõe, esconde e apaga a não cidade, produzindo uma situação de fronteira. Após a apresentação do contexto e da prática de pesquisa, esboça-se, neste trabalho, a definição dos conceitos que estruturam o pensamento e a prática do grupo, com a finalidade de evidenciar algumas das nuances que formam, inclusive, o olhar para a cidade e sobre a cidade, o urbano e a urbanidade; olhar que se traduz, hoje, no Brasil, na percepção de um enorme déficit de urbanidade na relação do urbano com o rural. Ressalta-se, nessa perspectiva, a forte contradição que permeia a relação entre o urbano e a urbanidade e que transforma o rural camponês dessa região em não lugar, em insignificante, desmanchando-o e retirando-o do mundo dos sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTRA, Armando. Os novos camponeses: leituras a partir do México profundo. São Paulo: Cultura Acadêmica; Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, 2011.

BOITO JR., Armando and BERRINGER, Tatiana. Brasil: classes sociais, neodesenvolvimentismo e política externa nos governos Lula e Dilma. Rev. Sociologia Política [online]. 2013, vol.21, n.47, pp. 31-38. http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v21n47/04.pdf

BUAINAIN, Antonio Márcio e GARCIA, Junior Ruiz. Os pequenos produtores rurais mais pobres ainda tem alguma chance como agricultores? In. CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. A pequena produção rural e as tendências do desenvolvimento agrário brasileiro: ganhar tempo é possível? Brasília: CGEE, 2013. P. 29-72

FAVERO, Celso Antonio e SANTOS, Stella Rodrigues dos. Semi-árido: fome, esperança, vida digna. Salvador: EDUNEB, 2002.

FAVERO, Celso Antonio et al. Reduction of Rural Poverty: Critical Revision of the Situation and Challenges for the Next Century. In. Winrock International and Faculdade Integrada da Bahia. Rural Poverty in the Northeast of Brasil. Salvador, Casa da Qualidade Editora Ltda. 2000. P. 23-48.

FOUCHER, Michel. Obsessão por Fronteiras. São Paulo: Ed. Radical, 2009.

GIDDENS, Anthony. A constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GODOI, Emília Pietrafesta; MENEZES, Marilda Aparecida; MARIN, Rosa Acevedo (Org.). Diversidade do campesinato: expressões e categorias, v.2: estratégias de reprodução social. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009.

HAESBAERT, Rogério. O Mito da desterritorialização. Do “fim dos territórios” à multiterritorialide. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

HARVEY, D. Neoliberalismo como Destruição Criativa. INTERFACEHS – Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente 2 (4). Tradução, Agosto de 2007. Disponível em: .

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito. Vol. I e II. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

LEFEBVRE, Henri. Espaço e Politica. Belo Horizonte: Editora da UFG, 2008.

MARTINS, José de Souza. Fronteiras: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 2009.

MARTINS, José de Souza. A Sociologia como aventura: Memórias. São Paulo: Contexto, 2013.

MCADAM, Doug, TARROW, Sidney e TILLY, Charles. Para Mapear do Confronto Politico. In. Lua Nova, No.76: São Paulo: 2009. P. 11-48.

MIELE, Marcelo e MIRANDA, Cláudio Rocha de. O desenvolvimento da agroindústria brasileira de carnes e as opções estratégicas dos pequenos produtores de suínos do Oeste Catarinense no início do século 21. In. CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. A pequena produção rural e as tendências do desenvolvimento agrário brasileiro: ganhar tempo é possível? Brasília: CGEE, 2013. P. 201-231.

MILANEZ, Bruno e SANTOS, Rodrigo Salles Pereira dos. Neodesenvolvimentismo e neoextrativismo: duas faces da mesma moeda? 37º Encontro Anual da ANPOCS.

Acesso em: http://www.ufjf.br/poemas/files/2014/07/Milanez-2013-Neodesenvolvimentismo-e-neoextrativismo-duas-faces-da-mesma-moeda.pdf

MILLS, C. Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

NAVARRO, Zander e CAMPOS, Sílvia Kanadani. A “pequena produção rural” no Brasil. In. CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. A pequena produção rural e as tendências do desenvolvimento agrário. Brasília: CGEE, 2013. P. 13-28.

NETO, João Cabral de Melo. Morte e vida Severina (Auto de Natal Pernambucano). In. http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp

NOVAES, Adauto (Org.). O Desejo. São Paulo: Companhia das Letras; Rio de Janeiro: Funarte, 1990.

SANTOS, R. S. P.; MILANEZ, B. Neodesenvolvimentismo às avessas? Uma análise do atual modelo de desenvolvimento brasileiro Rio de Janeiro. Texto para Discussão. 2014. Acesso em: http://www.ufjf.br/poemas/files/2014/07/Santos-2014-Neodesenvolvimentismo-%C3%A0s-avessas.pdf

VERNANT, Jean-Pierre. A Travessia das Fronteiras: entre Mito e Política II. São Paulo: EDUSP, 2009

WANDERLEY, Maria Nazareth Baudel. O Mundo Rural como um Espaço de Vida. Reflexões sobre a Propriedade da Terra, Agricultura Familiar e ruralidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.

Downloads

Publicado

2015-10-16