O semiárido brasileiro na grande mídia: da estereotipia à proposição de novas perspectivas comunicacionais contextualizadas.

Autores

  • Uilson Viana Viana de Souza UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v3i1.1425

Resumo

O presente artigo é uma produção inédita que tem como objetivo discorrer sobre como o semiárido brasileiro é veiculado na e pela grande mídia brasileira. Ele é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão do curso da Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido[1],onde tomou como base a analise de 07 matérias jornalísticas da Rede Globo de Televisão sobre a seca no Semiárido Brasileiro,a fim de identificar o discurso da reprodução midiática da seca e o da convivência com o semiárido.A metodologia perpassou pela catalogação,descrição e analise do discurso jornalístico presente nas matérias.O trabalho conclui com as analises do autor apontando os resultados e propondo caminhos para uma outra visibilização sobre esta região,alem de fazer uma discussão sobre as alternativas voltadas para a educação para os meios de comunicação.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uilson Viana Viana de Souza, UNEB

O presente artigo é uma produção inédita que tem como objetivo discorrer sobre como o semiárido brasileiro é veiculado na e pela grande mídia brasileira. Ele é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão do curso da Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido[1],onde tomou como base a analise de 07 matérias jornalísticas da Rede Globo de Televisão sobre a seca no Semiárido Brasileiro,a fim de identificar o discurso da reprodução midiática da seca e o da convivência com o semiárido.A metodologia perpassou pela catalogação,descrição e analise do discurso jornalístico presente nas matérias.O trabalho conclui com as analises do autor apontando os resultados e propondo caminhos para uma outra visibilização sobre esta região,alem de fazer uma discussão sobre as alternativas voltadas para a educação para os meios de comunicação

 

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes/Durval Muniz de Albuquerque Junior, prefácio de Margareth Rago. – 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ASA, Articulação do Semiárido. Caminhos Para a Convivência com o Semiárido. 10ª edição. Recife PE, Julho de 2011.

CARVALHO. Luzineide Dourado. Natureza, Território e Desenvolvimento no Semiárido.Educação e Convivência com o Semiárido/reflexões por dentro da UNEB/Edmerson dos Santos Reis,Luciana da Silva Nóbrega e Luzineide Dourado Carvalho(orgs.)Juazeiro-Bahia.2011,173p.

CARVALHO, M.J.L. FERREIRA, L. SERRÃO, J.Deliquencia(s) e justiça: crianças e jovens em notícia. In: PONTE, C.(Ed). Crianças e jovens em notícia. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.p.81-95.

ESPÍNOLA, José. Causas da Seca no Nordeste em 2012. Entrevista concedida ao Globo Rural 2012

EMBRAPA. Clima e água de chuva no semiárido. Disponível em info.cnptia.Embrapa.br/digital/bitstream/CPATSA/36534/.../OPB1515.p...,2005,acesso em 28/07/14

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Vitrine e Vidraça:Crítica de mídia e qualidade no jornalismo /Rogério Christofoletti (org). 1ed.Covilhão – Portugal: Lab com books/UBI,2010.

FAVERO e SANTOS,Semiárido: fome, esperança, vida digna/Celso Antonio Favero, Stella Rodrigues dos Santos. _Salvador: UNEB, 2002.

GNADLINGER, João. A busca da água no sertão: convivendo com o semiárido/João Gnadlinger. – Juazeiro BA: IRPAA, 5° Ed. 2011,84 p.

GLOBO RURAL.Nordeste tem maior seca dos últimos 30 anos.Matéria exibida em Novembro de 2012.

INTERVOZES – Coletivo Brasil de Comunicação Social. A construção de um novo marco regulatório das comunicações no Brasil, 2011.

IRPAA, Instituto regional da Pequena Agropecuária Apropriada. A roça no sertão. Convivência com o Semiárido. Fevereiro 2001. 4ª edição

OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: SUDENE, Nordeste. Planejamento e conflito de classes.3 ed,Rio de Janeiro,Paz e terra,1981.Estudos sobre o Nordeste,v.1.

PONTE, Cristina. Crianças e Jovens em Notícia. Lisboa, Livros Horizonte, 2005.

SANTOS, Juracy Marques dos. Ecologia de Homens e Mulheres do Semiárido/Organizador: Juracy Marques dos Santos. – Paulo Afonso – BA: Editora Fonte Viva, 2005.220p.

SANTOS, Moacir José dos.Seca é Seca Falta de água é política.Artigo publicado,2008

SOUZA, Uilson Viana de.As tecnologias sociais como ferramentas de educomunicação e produção de conteúdo discursivo e imagético sobre o semiárido brasileiro: um relato de experiência das organizações sociais em conjunto com a ASA. Artigo apresentado no I Workshop de Educação Contextualizada e no II Colóquio de Pós - graduação do Vale do São Francisco. Juazeiro, 2012.

TV GRANDE RIO, Petrolina PE Matéria exibida em 2011, sobre seca.

Downloads

Publicado

2015-10-19