O LUGAR DAS PESSOAS NOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO NO SERTÃO DA BAHIA: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS A PARTIR DE VOZES IGNORADAS

Autores

  • AURILENE RODRIGUES LIMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v3i1.1308

Resumo

Este artigo discute o modo como as pessoas que habitam o sertão da Bahia são vistas e tratadas, em face da implantação de projetos governamentais que visam o desenvolvimento da região e do Brasil. Histórias e memórias são analisadas a partir de entrevistas feitas para a dissertação do mestrado em Sociologia. Ao longo da história esse povo viveu e vive sob a condição em que a ausência do dominador exerceu o seu domínio, mas, paradoxalmente, possibilitou uma intensa produção existencial. Neste trabalho, percorreremos esse campo, o do ignorado, através de uma nova escuta de suas vozes, através dessas entrevistas. Ouvir as vozes ignoradas nos remetem a outros mundos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AURILENE RODRIGUES LIMA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

AURILENE RODRIGUES LIMA

PROFESSORA ASSISTENTE DA UNEB

MESTRE EM SOCIOLOGIA

GRADUADA EM PEDAGOGIA

Referências

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DOS TRABALHADORES RURAIS – BA (ORG). Bahia – Violência e impunidade no campo. Análise de dez anos – Registro de 1976 a 1987. Editora ODEAM, Salvador, 1987.

ASSY, Maria Rita do Amaral. A força inventiva da voz ignorada. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP, 2014.

ASSY, Maria Rita do Amaral. A criação ignorada da existência. Universidade do Estado da Bahia – Juazeiro, 2015.

CARVALHO, Murilo. Sangue da Terra – A luta armada no campo. São Paulo: Ed. Brasil Debates, 1980.

COMPANHIA HIDRELÉTRICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO - CHESF.

Aspectos Sócio-Econômicos da Implantação do Reservatório de Sobradinho -(Relatório Técnico), Departamento de implantação de Reservatórios, Recife, 1980.

GONÇALVES, Esmeraldo Lopes. Opara – Formação histórica e social do Submédio São Francisco. Juazeiro: [s.e], 1997ª

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2001.

SIQUEIRA FILHO, José Alves. Entrevista ao Jornal à Tarde. Endereço eletrônico: http://atarde.uol.com.br/bahia. Acessado em 27/05/2015.

Downloads

Publicado

2015-10-16