Blogs de Petrolina/PE e Juazeiro/BA e o tratamento de pautas raciais

Autores

  • Vitória Universidade do Estado da Bahia
  • Ceres Universidade do Estado da Bahia
  • Márcia Universidade do Estado da Bahia
  • Victória Universidade do Estado da Bahia
  • Rute Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v10i1.12169

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa “A cobertura da questão racial nos blogs do Vale do São Francisco”, onde além de discutir definições sobre blogs, apresenta dados quantitativos sobre matérias publicadas no período de 1º de julho de 2019 a 31 de dezembro de 2019, sobre temas ligados a questão racial no Brasil nos blogs localizados nas cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Nesse caso, foram objeto de estudo oito blogs de Petrolina e 10 de Juazeiro/BA. No total foram localizadas 122 matérias nos blogs de Petrolina e 113 em Juazeiro. O tema da pesquisa decorre do crescimento vertiginoso de blogs na região e da necessidade de termos dados sobre mídia e a questão racial. Metodologicamente, esse artigo recorre ao Mapeamento Sistemático (MS), pesquisa quanti qualitativa, Análise de Conteúdo e Espiral do Silêncio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória , Universidade do Estado da Bahia

Vitória Silva

Cursando Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Hierarquização Étnico-Raciais em Comunicação e Direitos Humanos (RHECADOS) e atualmente Bolsista de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa: A Cobertura da Questão Racial nos Blogs do Vale do São Francisco.

Ceres, Universidade do Estado da Bahia

Céres Santos é ativista dos movimentos negro e de mulheres negras. É jornalista e tem doutorado pela ECA/USP. Estuda sobre Políticas de Ações Afirmativas; Imprensa Negra; Comunicação antirracista, Educom e feminismos negros. É professora na UNEB, no Curso de Jornalismo em Multimeios, em Juazeiro/BA e é vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Hierarquização Étnico-Raciais em Comunicação e Direitos Humanos (RHECADOS) e participa do grupo de estudos do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP).

Márcia, Universidade do Estado da Bahia

Márcia Guena

Doutora em História (UCM-ES), mestre em Integração da América (Prolam-USP) e graduada em Jornalismo (USP). Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA-UNEB). Desenvolve pesquisas com fotografia e hierarquias étnico-raciais. Coordena o Grupo de pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos.

Victória , Universidade do Estado da Bahia

Victória Santana

Cursando Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente Bolsista de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa: A Cobertura da Questão Racial nos Blogs do Vale do São Francisco. Monitora Voluntária do Projeto de Extensão TV Uneb Juazeiro: Jornalismo Digital na Pandemia de Covid-19, atuando nos programas Academus (Programa de Divulgação de Trabalhos de Conclusão de Curso) e no Giro Uneb (Boletim Semanal de Notícias). Membro do Coletivo de Assessoria Jurídica Popular Luiz Gama - CAJUP e do Grupo de Pesquisa Hierarquização Étnico-Raciais em Comunicação e Direitos Humanos (RHECADOS).

Rute, Universidade do Estado da Bahia

Rute Almeida
Cursa Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente Voluntária de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa: A Cobertura da Questão Racial nos Blogs do Vale do São Francisco.Membro do Coletivo de Assessoria Jurídica Popular Luiz Gama - CAJUP e do Grupo de Pesquisa Hierarquização Étnico-Raciais em Comunicação e Direitos Humanos (RHECADOS).

Downloads

Publicado

2021-08-29