PROPOSTA DE TRILHA ECOLÓGICA PARA A CACHOEIRA DOS MINEIROS, EM PONTE ALTA DO BOM JESUS/TO

Autores

  • Jaianne Francielle Oliveira Santos Pimentel Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, Bahia – Brasil
  • Rafael Guimarães Farias Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, Bahia – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132403

Palavras-chave:

Trilha interpretativa, Educação ambiental, Ecoturismo, Cerrado

Resumo

A Educação Ambiental é eficaz para desenvolver alternativas para uma boa relação entre o homem e a natureza. As trilhas interpretativas são ideais por oferecerem o contato direto com os elementos naturais. No presente trabalho, objetivou-se determinar uma proposta de trilha interpretativa para a Cachoeira dos Mineiros, para promover o contato dos visitantes com o ambiente, bem como demonstrar que a EA pode contribuir na conservação das nascentes e dos recursos hídricos. A metodologia foi adaptada e o planejamento do roteiro interpretativo foi constituído por seis etapas: identificação das oportunidades e necessidades da Unidade de Conservação (UC); identificação do público-alvo; definição dos objetivos e do tema; realização do inventário interpretativo; análise das oportunidades interpretativas; seleção das estratégias interpretativas e proposição do roteiro.  Após as análises, concluiu-se que, essas trilhas são eficazes para educar visitantes em relação ao ambiente. É possível promover a sensibilização ambiental dos usuários, conscientizando-os sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. O roteiro interpretativo proposto pode ser efetivamente adotado. Espera-se também contribuir para busca valores ecológicos, com boa avaliação e observação dos visitantes.

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Referências

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

FRANCIELLE OLIVEIRA SANTOS PIMENTEL, J.; GUIMARÃES FARIAS, R. PROPOSTA DE TRILHA ECOLÓGICA PARA A CACHOEIRA DOS MINEIROS, EM PONTE ALTA DO BOM JESUS/TO. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 9, n. 13, p. e9132403, 2024. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132403. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/20137. Acesso em: 18 maio. 2024.