Projeto profissional do jovem na pedagogia da alternância: da proposta à implementação

Autores

  • Grace Itana Cruz de Oliveira Instituto Federal – IF Baiano, Bom Jesus da Lapa, Bahia - Brasil
  • Jeane Moura Rocha Instituto Federal – IF Baiano, Bom Jesus da Lapa, Bahia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p143-163

Palavras-chave:

Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Projeto Profissional do Jovem

Resumo

O presente artigo versa sobre a proposta do Projeto Profissional do Jovem (PPJ) da Escola Família Agrícola (EFA), no contexto da Pedagogia da Alternância (PA). A problemática desse estudo foi analisar como é constituída a proposta do PPJ da EFA de Riacho de Santana e como se dá a implementação da mesma no curso Técnico em Meio Ambiente. Deste modo foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de informações a análise documental e entrevista on-line. As discussões possibilitaram a reflexão sobre a educação do campo, tendo como objeto de estudo o PPJ, um dos instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância. O estudo revela implicação do instrumento PPJ na formação dos(as) alternantes, capaz de envolvê-los(as) na construção significativa de um projeto de vida, configurando-se como propósito aos(às) egressos(as), mesmo quando não efetivado imediatamente ao final do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Associação Beneficente Promocional Agrícola de Riacho de Santana. Projeto Político Pedagógico. Riacho de Santana- Bahia, março de 2016.

ANDRÉ, Marli. O que é um Estudo de Caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.mnemos.unir.br/uploads/13131313/arquivos/Marli_Andr__O_que___um_Estudo_de_Caso_417601789.pdf. Acesso em 22 nov.2020.

ARAÚJO, Sandra Regina Magalhães de. Escola para o trabalho, escola para a vida: o caso da Escola Família Agrícola de Angical – Bahia. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Departamento de Educação -Campus I- Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2005. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/sandra_regina_magalhaes_de_araujo.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.

BEGNAMI, João Batista. Formação Pedagógica de Monitores das Escolas Famílias Agrícolas e Alternâncias: Um Estudo Intensivo dos Processos Formativos de Cinco Monitores. 2003. Dissertação (Mestrado Internacional em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rabelais/UNEFAB, Belo Horizonte, 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/391/1/begnami_2003.pdf. Acesso em 10 out. 2019.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora. 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 17 set. 2019.

BRASIL. Parecer CNE/CEB- 01/2006. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_1_de_1_de_fevereiro_de_2006.pdf. Acesso em 02 set. 2020.

BRASIL. Comissão do Senado aprova projeto que dificulta fechamento de escolas rurais. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32804. Acesso em: 05 mai. 2020.

BURGHGRAVE, Thierry de. Vagabundos, não senhor cidadãos brasileiros e planetários: uma experiência educativa pioneira do campo. Orizona/GO: UNEFAB, 2011.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81, Jan/Jun 2003. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-1/Educacao-MII/3SF/A_ESCOLA_DO_CAMPO_EM_MOVIMENTO.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.

CALVÓ, Pedro Puig; GIMONET, Jean Claude. Aprendizagens e relações humanas na Formação por Alternância. In: BEGNAMI, João Batista. BURGHGRAVE, Thierry de (Orgs.) Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona UNEFAB, 2013. 279 p.

CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; PIO, Paulo Martins. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 98, n. 249, p. 428-445, maio/ago. 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3378/3113. Acesso em 10 jul. 2020.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

COSTA, Ana Maria Nicolaci-da; DIAS, Daniela Romão-; DI LUCCIO, Flávia. Uso de Entrevistas On-Line no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(1), 36-43, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v22n1/06.pdf. Acesso em 20 jul. 2020.

CUNHA, Bárbara Madruga. Violência contra a mulher, direito e patriarcado: perspectivas de combate à violência de gênero. XVI Jornada de iniciação cientifica de direito da UFPR. Curitiba, 2014. Disponível em: http://www.direito.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2014/12/Artigo-B%C3%A1rbara-Cunha-classificado-em-7%C2%BA-lugar.pdf. Acesso em 06 out. 2020.

ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. 2 ed. Ver., ampl., at. Florianópolis: Insular. 2012.

ESTRELA, Simone da Costa. Educação Profissional e formação omnilateral: das escolas de artífices ao projeto de ensino integrado do Instituto Federal Goiano- Campus Posse. XIII Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. IV seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE. VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). 2017. Disponível em: https://educere.pucpr.br/p1/anais.html?tipo=&titulo=&edicao=2017&autor=estrela&area=. Acesso em: 5 jun. 2020.

FONSECA, Aparecida Maria. Contribuições da Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento sustentável: trajetórias de egressos de uma Escola Família Agrícola. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B07bZlN7afpJMUpad3dMMG8xOGc/edit. Acesso em: 05 ago. 2019.

FROSSARD, Antônio Carlos. Identidade do jovem rural confrontando com estereótipo de Jeca Tatu: um estudo qualitativo com os jovens da EFA Rei Alberto I. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rabelais/UNEFAB. Nova Friburgo. 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/393/1/frossard_2003.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.

GHEDIN, Evandro FRANCO, Maria Amélia Santoro. Introdução. In: PIMENTA, Selma Garrido GHEDIN, Evandro FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.) Pesquisa em Educação. Alternativas investigativas com objetos complexos. Edições Loyola: São Paulo, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. [França]: Petrópolis: Vozes; AIMFR, 2007.

GNOATTO, Almir Antônio. et al. Pedagogia da Alternância; Uma Proposta de Educação e Desenvolvimento no Campo. XLIV CONGRESSO DA SOBER “Questões Agrárias, Educação no Campo e Desenvolvimento”. Fortaleza, 23 a 27 de Julho de 2006. Disponível em: http://www.sober.org.br/palestra/5/941.pdf. Acesso em 20 mai. 2019.

GUIMARÃES, Fábio de Oliveira. Políticas públicas e fechamento das escolas do campo no Brasil, 2017. Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica-RJ.

HENRIQUES, Ricardo; MARANGON, Antônio; DELAMORA, Michiele; CHAMUSCA, Adelaide. (Org.). Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Cadernos SECAD 2. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf. Acesso em 05 ago. 2020.

IBGE. Riacho de Santana. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/riacho-de-santana/panorama. Acesso em: 10 set. 2019.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD. Bogotá - Colombia Volumen 14. Número 2. Julio-Diciembre 2015.Disponivel em: . Acesso em: 05 mai. 2020.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS, Leonardo Rauta. Permanecer no Campo como Projeto de Vida de Jovens Rurais: Experiências de Formandos e Egressos de Escolas Família Agrícola no Estado do Espírito Santo. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília. Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/37242/1/2019_LeonardoRautaMartins.pdf. Acesso em: 05 ago. 2020.

MOURA, David Rodrigues de. Contribuição das Escolas Família Agrícola de Riacho de Santana para o desenvolvimento do meio: um estudo com os ex-alunos. 2004. Dissertação (Mestrado Internacional em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rabelais/UNEFAB. Brasília. 2004. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/396/1/moura_2003.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.

NOSELLA, Paolo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/830/1/livro%20edufes%20Origens%20da%20pedagogia%20da%20alternancia%20no%20brasil.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.

OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de; CAMPOS, Marília. Educação Básica do Campo. In:

CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 26 jun. 2019.

POZZEBON, Adair; MARQUES, Flávia Charão-. O Projeto Profissional do Jovem no Contexto da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Extensão Rural, DEAER – CCR – UFSM, Santa Maria, v. 23, n. 3, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/download/20335/pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

ROCHA, Jeane Moura; GUIMARÃES, Luís Geraldo Leão. Os instrumentos da Pedagogia da Alternância e sua contribuição para a permanência do Jovem no Campo. TRINDADE, Domingos Rodrigues da (Org.). Sujeitos do Campo em Movimento: direitos, resistências e práticas formativas.1 ed. Curitiba: CRV, 2018

SILVA, Cícero da. Pedagogia da alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/assistente/Downloads/C%C3%ADcero%20da%20Silva%20-%20Tese.pdf. Acesso em 10 set. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

OLIVEIRA, G. I. C. de; ROCHA, J. M. Projeto profissional do jovem na pedagogia da alternância: da proposta à implementação. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 143–163, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p143-163. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19265. Acesso em: 12 maio. 2024.