Educação do campo e agroecologia. Caminhos possíveis a partir da experiência no município de Terenos / MS

Autores

  • Luis Alejandro Lasso Gutierrez Faculdade de Educação – UFMS, Mato Groso do Sul – Brasil
  • Elizandra Gonçalves Faculdade de Educação – UFMS, Mato Groso do Sul – Brasil
  • Milena Karina Carneiro Cristaldo Departamento Municipal de Educação, Terenos, Mato Grosso do Sul – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p7-21

Palavras-chave:

Sociobiodiversidade, Bem viver, Educação emancipadora, Agricultura familiar, Educação Ambiental

Resumo

Em 2016 começou no município de Terenos, Mato Grosso do Sul, um processo de fortalecimento das escolas do campo conduzido pelo departamento municipal de educação. Esse departamento articulou diversas parcerias com várias entidades, em particular com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e seu curso de Licenciatura em Educação do Campo. Em todas as seis escolas do campo do município foi implementada a disciplina de Educação Ambiental e Agroecologia como eixo articulador da formação curricular orientada à educação do campo e foi desenvolvido um processo de formação permanente de todos os professores com apoio da UFMS. Todas as escolas municipais do campo desenvolveram experiências interdisciplinares orientadas à contextualização da escola no meio rural e à valorização da Sociobiodiversidade Local. Vários aprendizados são apresentados relacionados com a gestão municipal e a gestão escolar da educação do campo.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

GUTIERREZ, L. A. L.; GONÇALVES, E.; CRISTALDO, M. K. C. Educação do campo e agroecologia. Caminhos possíveis a partir da experiência no município de Terenos / MS. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 7–21, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p7-21. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19251. Acesso em: 13 maio. 2024.