Uma visita inesperada: relato de experiência das professoras de educação infantil

Autores

  • Maria Rosa da Silva Rodrigues Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, Bahia
  • Eva Lúcia Reis Pereira Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, Bahia
  • Maria Jane Ribeiro Mendes Figueiredo Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, Bahia
  • Renata Souza Guimarães Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, Bahia
  • Tatiane da Silva Pereira Donato Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p126-131

Palavras-chave:

Contexto de aprendizagem, Crianças, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre contextos de aprendizagens realizados por quatro professoras e uma coordenadora da Educação Infantil de uma Escola da Rede Municipal, aqui denominada Raio de Luz, situada na cidade de Guanambi-Ba-Brasil, durante o primeiro semestre do ano de 2022. Tem o objetivo de explorar os contextos de aprendizagens trazidos e criados nas turmas de Educação Infantil a partir da visita de um filhote de pardal durante o recreio no pátio da escola. Vivenciamos momentos de muitas aprendizagens e conhecimento a partir dos questionamentos e hipóteses feitos e levantados pelas crianças. Para responder esses questionamentos, várias vivências foram proporcionadas, dentre elas: passeios na praça vizinha da escola e em um  ateliê, vídeos, apreciação de obras de artes, confecção de pássaros com sucatas, desenhos e pinturas. Todas as fotografias apresentadas neste relato foram tiradas e divulgadas após o consentimento dos envolvidos ou seus responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DONATO, Tatiane da S. P. LOPES, Cleide P. L. RODRIGUES, Maria R. S. Ensino remoto durante a pandemia: Um relato de experiência das professoras. In: Anais do Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11, 2021. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9746/0. Acesso em: 20 de set. de 2022.

BARBIERE, Stela. Interações: onde está a arte na infância? Ministério da Educação, FNDE, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.

RILKE, Rainer Maria. Cartas do poeta sobre a vida. São Paulo, Martins, 2017.

TIRIBA, L. Crianças da Natureza. In: ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. p. 9. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezem-bro-2010-%20pdf/7161-2-9-artigo-mec-criancas-natureza-lea-tiriba/ file>. Acesso em: 10 de jul. de 2017.

TIRIBA, L. Crianças, Natureza e Educação Infantil. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

RODRIGUES, M. R. da S.; PEREIRA, E. L. R.; FIGUEIREDO, M. J. R. M.; GUIMARÃES, R. S.; DONATO, T. da S. P. Uma visita inesperada: relato de experiência das professoras de educação infantil. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 126–131, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p126-131. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19242. Acesso em: 10 maio. 2024.