Obei na escola: aprendizagens construídas através do estudo e da interpretação de situações cotidianas

Autores

  • Andreina Mariana Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Joseane de Jesus Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Milena de Sousa Brito Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elenice de Brito Teixeira Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p98-103

Palavras-chave:

Formação de Professores/as, Educação Infantil, ObEI

Resumo

O presente texto é resultado das vivências no curso de formação de professores/as da Educação Infantil do Observatório da Infância e da Educação Infantil (ObEI). Trata-se de um relato de experiência sobre o programa de formação denominado ObEI na Escola que acontece mensalmente desde abril de 2022 com pesquisadoras da infância, profissionais da Educação Infantil e estudantes de Pedagogia. O diferencial deste Programa é a análise de situações cotidianas das escolas por meio de estudos e aprofundamentos teóricos. Desta maneira, o texto é de base qualitativa, no qual buscamos relatar as contribuições que esse programa de formação tem proporcionado aos/às estudantes do curso de Pedagogia, que se deu a partir da participação como cursistas e monitoras de extensão e das análises, estudos das temáticas e discussões levantadas durante o curso. Entre as contribuições, destacamos a possibilidade de pensar a Educação Infantil centrada nos interesses e nas necessidades de desenvolvimento da criança, a escuta como princípio orientador das relações e transições, da organização de tempo e espaços, e da construção de contextos de experiência que promovam a interação e a brincadeira.

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Referências

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

SANTOS, A. M. P. dos; SOUZA, J. de J.; BRITO, M. de S.; SILVA, E. de B. T. Obei na escola: aprendizagens construídas através do estudo e da interpretação de situações cotidianas. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 98–103, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p98-103. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19237. Acesso em: 10 maio. 2024.