Experiências de um voluntário do Pibid em uma turma do 2.° ano do ensino fundamental

Autores

  • Gustavo Alves Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p78-83

Palavras-chave:

Experiências, Ensino-aprendizagem, Desenvolvimento profissional, Participação voluntária, Programa de iniciação à docência

Resumo

Neste relato de experiência descrevem-se vivências como voluntário numa turma de 2.° ano do ensino fundamental de uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. A ação voluntária e colaborativa é imprescindível para a formação e atuação como futuro(a) professor(a), pois contribui para a aprendizagem da docência nos espaços formativos da escola básica, na interação com os pares nos processos de ensino-aprendizagem. A atuação voluntária do estudante de Pedagogia nesse subprojeto do Pibid oportunizou-lhe observar colaborativamente as práticas pedagógicas de professores(as) de uma turma do 2.° ano. Como voluntário contribuiu para a formação das crianças, incentivando práticas diversificadas de leitura e escrita em aulas mediadas pela professora coformadora da escola, que teve a oportunidade de acompanhar e aprender durante a participação nesse programa.

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Referências

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, G. A.; REIS, S. M. A. de O. Experiências de um voluntário do Pibid em uma turma do 2.° ano do ensino fundamental. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 78–83, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p78-83. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19231. Acesso em: 10 maio. 2024.