Práticas de leitura nos anos iniciais: uma experiência de estágio no ensino fundamental

Autores

  • Saara Moura dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carla de Queiroz Ribeiro Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sirlene Prates Costa Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria de Fátima Pereira Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p251-256

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Estágio, Literatura Infantil

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar algumas das discussões realizadas a partir do estudo desenvolvido por meio do componente curricular Pesquisa e Estágio III, do curso de Pedagogia. Esse se propôs a analisar as experiências e as percepções acerca das práticas de leitura em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental. Se deu por meio de uma abordagem qualitativa, para a qual foram utilizados como instrumentos de produção de dados a observação participante e o desenvolvimento de um plano de ação no contexto da sala de aula, a partir dos aspectos observados e das demandas apontadas pelas docentes da turma. O estágio foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Guanambi-BA. Os resultados apontam para a necessidade de inovação das práticas pedagógicas de leitura. Para isso, compreende-se que é preciso dinamizar a forma como se é apresentada a leitura às crianças, dar a elas a oportunidade de conhecer e interpretar diferentes gêneros textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 30 jun. 2022.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis, n. 15, p.47-58, 1º sem. 2003.

GÓIS, Luciana Ribeiro dos Santos. O ensino da leitura nas escolas de Ensino Fundamental II. 2012. Monografia (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário de Brasília (Uniceub) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Brasília, 2012. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/3488/2/TCC%20Luciana.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.

GUANAMBI. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Treinamento Pedagógico. Base Municipal Curricular de Guanambi para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades de Ensino – Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 670 p.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, Maria do Socorro Ribeiro de; MENEZES, Aurelania Maria de Carvalho. Leitura nos anos iniciais: O despertar para o prazer da leitura na fase inicial da escolarização da criança. Multidisciplinar e Psicologia, v.13, n. 48 p. 944-954, dezembro/2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2301. Acesso: 30 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SANTOS, S. M. dos; RIBEIRO, C. de Q.; TEIXEIRA, S. P. C.; CARVALHO, M. de F. P. Práticas de leitura nos anos iniciais: uma experiência de estágio no ensino fundamental. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 251–256, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p251-256. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18436. Acesso em: 11 maio. 2024.