O papel do (a) coordenador (a) pedagógico (a): diálogos necessários

Autores

  • Cleidiane Nogueira Prates Mendes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Nilma Margarida de Castro Crusoé Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p242-246

Palavras-chave:

Coordenador (a) pedagógico (a), Formação continuada, Professores (as)

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, sobre a formação continuada na prática da coordenação pedagógica, no município de Guanambi-BA. O presente estudo objetiva discutir o papel do (a) coordenador (a) pedagógico (a) na formação continuada de professores (as). Para isso, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. O aporte teórico principal foram os estudos de Placco, Almeida e Souza (2011); (2012), Miziara, Ribeiro e Bezerra (2014) e Domingues (2014). Desse modo, as reflexões suscitadas durante o texto apontam que o (a) coordenador (a) pedagógico (a) estar sendo e se fazendo constantemente, visto que seu papel em mediar à formação continuada dos (as) docentes na escola, demanda pensar sua própria prática formativa, de modo que o conhecimento possa ser ressignificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Nilda Guimarães. Formação de docentes e currículos para além da resistência. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, e227147, p. 1-18, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n71/1809-449X-rbedu-s1413-24782017227147.pdf.

DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015.

MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília-DF, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n241/09.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v.42, n.147, p.754-771, set./dez. 2012. p. 754-771.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador Pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Victor Civita, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como prática de significação. In: O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

MENDES, C. N. P.; CRUSOÉ, N. M. de C. O papel do (a) coordenador (a) pedagógico (a): diálogos necessários. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 242–246, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p242-246. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18424. Acesso em: 11 maio. 2024.