Entre lutas e resistências: os desafios da educação de jovens e adultos no alto sertão da Bahia

Autores

  • Joseane de Jesus Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria de Fátima Pereira Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p226-231

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores/as, Experiências e desafios, Lutas e resistências

Resumo

Este texto é resultado das experiências vivenciadas no grupo de estudos “Inserção dos/as estudantes de Pedagogia na EJA: A extensão universitária como ponte do aprender, do ensinar, do interagir e do refletir”, durante o período de maio a dezembro de 2021. A extensão universitária possibilitou aos estudantes do curso de Pedagogia compreender como acontece o exercício da docência em classes de educação de jovens e adultos, especificamente no I Segmento do Ensino Fundamental, a partir dos diálogos, reflexões, estudos e partilhas de experiências de professores e professoras que atuam nas classes da EJA, nos municípios vinculados ao Sertão Produtivo da Bahia. Além disso, incitou a pesquisa no campo da educação de jovens e adultos na graduação. A metodologia fundamentou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa e dialética na qual os(as) estudantes,  professores da educação básica e coordenadores pedagógicos vinculados(as) ao projeto participaram do grupo de estudo, das oficinas pedagógicas e dos momentos destinados aos relatos de experiência. Os resultados evidenciam que a interação dos(as) estudantes de Pedagogia com os professores(as) que atuam no campo da EJA nos municípios circunvizinhos a Guanambi propiciou muitas experiências de aprendizagens para o campo da formação do(a) pedagogo(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia G. C.; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

ARROYO, Miguel G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio. (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BRANDT, Andressa Graziele, et al. Curso de qualificação profissional [livro eletrônico]: formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos. Palhoça, SC: Rocha Soluções Gráficas, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 32ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. Universidade de Lisboa, 1992.

SILVA, Natalino Neves da. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direito à diversidade e de responsabilidade das políticas públicas educacionais. Educação e Diversidade, v. 2, 2009

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SOUZA, J. de J.; CARVALHO, M. de F. P. Entre lutas e resistências: os desafios da educação de jovens e adultos no alto sertão da Bahia. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 226–231, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p226-231. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18408. Acesso em: 11 maio. 2024.