Ensino-aprendizagem da leitura e escrita no contexto pós-pandemia: uma experiência de estágio

Autores

  • Deyse Nara Abrantes dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Beatriz Moreira Chaves Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sirlene Prates Costa Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria de Fátima Pereira Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p220-225

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Estágio, Escrita, Leitura

Resumo

O presente texto apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida por meio do componente Pesquisa e Estágio III, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Bahia – DEDC XII. Essa teve como objetivo compreender e refletir sobre as experiências de leitura e escrita em uma turma de 5º ano no contexto de pós-ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. As análises e resultados decorrem das discussões realizadas durante o componente e dos dados produzidos por meio dos instrumentos de observação e de desenvolvimento de plano de ação, de estratégias pedagógicas propostas na referida turma de uma escola da rede pública municipal do Distrito de Mutans, Guanambi-BA. O estudo aponta que, apesar do longo período sem aulas presenciais, os estudantes não apresentam grandes dificuldades em relação às habilidades de leitura e escrita. São participativos e demonstram interesse pelas propostas realizadas pelos docentes que buscam considerar as condições de aprendizagem da turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUANAMBI. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Treinamento Pedagógico. Base Municipal Curricular de Guanambi para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades de Ensino – Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 670 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, Sidmar da Silva; SILVA, Obdália Santana Ferraz; SILVA, Marcos José de. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas. Aracaju. v. 10 . N.1. p. 25 – 40.

SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. São Paulo. 1985.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SANTOS, D. N. A. dos; LIMA, B. M. C.; TEIXEIRA, S. P. C.; CARVALHO, M. de F. P. Ensino-aprendizagem da leitura e escrita no contexto pós-pandemia: uma experiência de estágio. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 220–225, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p220-225. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18407. Acesso em: 12 maio. 2024.