Resgatando memórias, trajetórias e vivências da terceira idade: uma experiência de estágio no CRAS

Autores

  • Jéssica Muniz Freire Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Joseane de Jesus Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Karine Benevides da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Rayana Carla Fialho Martinho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sirlene Prates Costa Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p176-180

Palavras-chave:

CRAS, Estágio, Práticas educativas, Memórias, Terceira idade

Resumo

O presente texto traz discussões resultado das experiências de estágio em espaços não formais, por meio do componente Curricular Pesquisa e Estágio I, no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/DEDC Campus XII. A pesquisa teve como foco analisar as práticas educativas desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com a terceira idade antes/durante o período pandêmico, nos municípios de Candiba/BA e Pindaí/BA. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa e para coleta de dados foram realizados momentos de observação, roda de conversa, entrevista semiestruturada e diálogos com os/as participantes do CRAS dos dois municípios. Os dados apontam que o CRAS constitui-se em um espaço de grande importância na vida dos idosos que o frequentam. Representa um espaço de interação, de lazer e de produção cultural. Os relatos apresentados pelos/as participantes no que tange às memórias e vivências produzidas demonstram a relevância do trabalho desenvolvido na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, C. R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CASTRO, Anita Monik Teixeira Meira de; MOITINHO, Cleidemar Ramos. História de vida de idosos no ensino superior: percursos inesperados de longevidade escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação - Campus XII, 2017.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2012.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, Priscila Teixeira da. O olhar da escola sobre a juventude do campo na comunidade de Mutãs, Bahia: linhas que se cruzam, tessituras a se fazer. Dissertação (Mestrado profissional em Educação do Campo)- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB- Amargosa, Ba. 2015.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

FREIRE, J. M.; SOUZA, J. de J.; SILVA, K. B. da; MARTINHO, R. C. F.; TEIXEIRA, S. P. C. Resgatando memórias, trajetórias e vivências da terceira idade: uma experiência de estágio no CRAS. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 176–180, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p176-180. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18380. Acesso em: 11 maio. 2024.