Pandemia Covid-19: repercussões na prática hospitalar de alunos do curso de enfermagem

Autores

  • Beatriz dos Santos Coutinho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Luana Santana Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Samara Stefany dos Santos Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jéssica Lane Pereira Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p141-144

Palavras-chave:

Covid-19, Enfermagem, Práticas hospitalares

Resumo

A pandemia gerou vários impactos em todos os âmbitos de vidas, levando a uma adaptação coletiva frente aos novos desafios. Sob essas circunstancias as Instituições de ensino foram se adequando ao contexto pandêmico causando repercussões na vida dos discentes. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de graduandos do curso de bacharelado em enfermagem sobre repercussões da pandemia Covid-19 nas práticas hospitalares, tratando-se de um estudo descritivo elaborado por estudantes do curso durante atividade de estágios após isolamento social. Logo destaca-se, que as discentes sofreram impactos psicológicos, como inseguranças e medos relacionados ao retorno presencial das estágios hospitalares, tendo em vista os dificuldades e limitações enfrentadas no período de isolamento social. Conclui-se que a experiência presencial da prática após isolamento social, evidenciou a necessidade de um aparato psicológico, visando sua importância para amenizar os impactos pandêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAIXINHO, Cristina Lavareda; FERREIRA, Óscar Ramos. Ser estudante de enfermagem em tempos de COVID-19. Escola Anna Nery, v. 25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/nGqxXmXcMqKvQHRJ4GfjCyw/?lang=pt&format=html. Acesso em: 25, set. 2022.

COREN, Saúde mental: 62% dos profissionais de enfermagem afirmaram ter desenvolvido sofrimento durante a pandemia. Coren SP, 2021. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/noticias/sondagem-do-coren-sp-62-dos-profissionas-de-enfermagem-afirmaram-ter-desenvolvido-sofrimento-mental-durante-a-pandemia/.Acesso em: 25, set. 2022.

MOREIRA, Cristiane de Lima; TONON, Thiarles Cristian Aparecido. Desafios de estudantes concluintes do curso de bacharelado em enfermagem, diante do estágio supervisionado e a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p.e25710716640-e25710716640, 2021. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4173. Acesso em: 24, set. 2022.

LIMA, Helder de Pádua et al. A vivência do medo por estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Cienc Cuid Saude, v. 21, p. e58691, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/5869120220314%20(3).pdf. Acesso em: 25, set. 2022

SOUZA, Luizi Basso de, et al. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de coronavírus: experiências na atenção básica/Supervised curricular internship in nursing during the coronavirus pandemic: experiences in basic care. Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 4, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/19050. Acesso em: 25, set, 2022.

SOCCOL, Keity Laís Siepmann; SANTOS, Naiana Oliveira dos; MARCHIORI, Mara Regina Caino Teixeira. Estágio curricular supervisionado no contexto da COVID-19 e o desenvolvimento profissional de estudantes de enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 2. ESP, 2020. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4173. Acesso em: 24, set, 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

COUTINHO, B. dos S.; SANTOS, L. S.; SILVA, S. S. dos S.; SANTOS, J. L. P. Pandemia Covid-19: repercussões na prática hospitalar de alunos do curso de enfermagem. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 141–144, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p141-144. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18368. Acesso em: 11 maio. 2024.