Educação em saúde com mulheres praticantes do futsal amador: um relato de experiência

Autores

  • Ingled Lorrayne Ramos da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Giovana Liz Neves Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ismael da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Larissa Silva de Abreu Rodrigues Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ana Gabriela Alves Medeiros Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p59-62

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Esporte, Enfermagem, Futsal, Saúde da Mulher

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar uma atividade de educação em saúde, desenvolvida com uma equipe feminina de futsal amador, vinculadas ao projeto de extensão “Mulheres em foco: educação, esporte e cuidado em saúde”. Inicialmente, realizou-se uma avaliação das atletas, a partir de uma anamnese norteada por um questionário. Após análise das informações coletadas, realizou-se uma atividade de educação em saúde para debater com as atletas os problemas identificados, além de propor estratégias de cuidado para a promoção e recuperação da saúde. Apesar da tradicionalidade da equipe no esporte amador local, foi a primeira vez que o grupo contou, de modo direto, com esse tipo de atividade, focada em discutir conceitos e práticas em saúde com fins de promoção da saúde e prevenção de agravos. Diante do exposto, faz-se necessário a ampliação de espaços que promovam e estimulem às mulheres praticantes do esporte a refletir sobre prevenção de agravos e da promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACK, I. R., DIAS, B. C., BATISTA, V. C., RUIZ, A. G. B., PERUZZO, H. E., DRUCIAK, C. DE A., & MARCON, S. S. (2019). Fatores de risco para doenças cardiovasculares em universitários: diferenças entre os sexos / Risk factors for cardiovascular diseases in university students: differences between the sexeshttps://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i1.40096.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres/ Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

DIAS, Eliani Sayumi Motisuki et al. Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem/Conversation wheel as education strategy in health for nursing. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 10, n. 2, p. 379-384, 2018.

LIMA, Mariete Ximenes Araújo; NETO, Macário Neri Ferreira; POMPEU, Randal Martins. Projeto de extensão no ensino superior como prática de responsabilidade social. Regae-Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, n. 18, p. 1-12, 2020.

MASSAROLI, Letícia Carvalho et al. Qualidade de vida e o IMC alto como fator de risco para doenças cardiovasculares: revisão sistemática. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n. 1, 2018.

SILVA, I.L.R et al. Enfermagem e a Dança na Promoção a Saúde: Vivência com Adolescentes em Vulnerabilidade Social. Rev. ComCiência - jun. 2020, vol. 5, no. 6, p. 104-107 / doi: 10.36112/ issn2595-1890.v5.i6.p104-107104.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SILVA, I. L. R. da; SILVA, G. L. N.; SANTOS, I. da S.; RODRIGUES, L. S. de A.; MEDEIROS, A. G. A. Educação em saúde com mulheres praticantes do futsal amador: um relato de experiência. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 59–62, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p59-62. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17915. Acesso em: 11 maio. 2024.