Atividades extensionistas durante a pandemia da covid-19: relato de experiência de acadêmicas de enfermagem

Autores

  • Alieci Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ana Caroline Ramos Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Daniela Souza Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tatiana Barreto Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p15-18

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde do adolescente, Tecnologia digital

Resumo

Descrever a experiência de um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicas e docentes do curso de enfermagem, com o uso das tecnologias digitais nas atividades educativas direcionadas aos jovens durante a pandemia da covid-19. Metodologia: No período de março a dezembro de 2021 o Projeto de Extensão desenvolveu atividades educativas de forma remota, por meio das redes sociais e plataformas digitais. Resultados e Discussões: Nas rodas de conversa online o público alvo teve a oportunidade de conhecer temas relevantes e sanar suas dúvidas. Valorizando o conhecimento e experiência dos participantes envolvendo-os na discussão, identificação e busca de soluções para as questões discutidas. Considerações Finais: Apesar da condição proposta pelo distanciamento social, o uso das tecnologias digitais na execução das atividades extensionistas foram enriquecedoras para a formação prática científica dos envolvidos nas ações de promoção da saúde aos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 25, , p. 2423-2446. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020>. Acesso em 23 set. 2022.

BRITO, Sávio Breno Pires. et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, vol. 8, núm. 2, 2020, abril-junho, pp. 54-63. Disponível em <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=570567430007>. Acesso em 23 set. 2022.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto Da Pandemia Na Educação: A Utilização Da Tecnologia Como Ferramenta De Ensino. Faculdades IDAAM. 2020. Disponível em: <http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157>. Acesso em 24 set. 2022.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; LISBÔA, Eliene Soares dos Santos; SANTIAGO, Nilza Bernardes. Pandemia do Coronavírus E Seus Impactos Na Área Educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, 2020. ISSN2175-7003. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23750/16762>. Acesso em 23 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SANTOS, A.; SILVA, A. C. R.; OLIVEIRA, D. S.; PEREIRA, T. B. Atividades extensionistas durante a pandemia da covid-19: relato de experiência de acadêmicas de enfermagem. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 15–18, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p15-18. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17901. Acesso em: 12 maio. 2024.