O processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem behaviorista e interacionista do ensino

Autores

  • Amanda Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Raquel Lima Besnosik Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p74-78

Palavras-chave:

Educação. Ensino, Aprendizagem, Behaviorismo, Vygotsky

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar fatores referentes ao processo de ensino-aprendizagem, como as condições físicas da escola e da sala de aula, a relação professor-aluno, a relação aluno-aluno e as condições de ensino-aprendizagem, explicados e fundamentados nas teorias behaviorista e histórico-cultural de Vygotsky. O objeto de estudo foi observar o processo de aprendizagem em uma sala de aula por meio da prática pedagógica do professor. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo de cunho explicativo e a pesquisa bibliográfica. O estudo aponta que há uma forte influência da teoria behaviorista no ensino dos conteúdos e na solução de alguns impasses referentes ao comportamento dos alunos, e que as teorias utilizadas oferecem uma base sólida para que algumas ações pedagógicas adotadas pelo professor sejam trabalhadas com mais eficiência.

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Referências

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

PEREIRA, A. S.; BESNOSIK, R. L. O processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem behaviorista e interacionista do ensino. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 74–78, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p74-78. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17877. Acesso em: 10 maio. 2024.