Bem-estar dos professores de educação física escolar: uma revisão de literatura

Autores

  • Cláudio Bispo de Almeida Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Almir Fagundes Neves Neto Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Rodrigo Araújo Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jorge Both Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p4-9

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Docência, Educação Física

Resumo

O objetivo do presente estudo foi observar como o bem-estar dos professores de educação física da rede escolar brasileira vem sendo abordado na produção acadêmica do período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, realizado no site de busca google acadêmico, utilizando-se as seguintes combinações: qualidade de vida and docência or professor and educação física. Os estudos se caracterizaram como de metodologia quantitativa, e os resultados revelaram que: o nível de satisfação aumentou com o passar dos anos na profissão; as condições de saúde não favoráveis acabam afetando a saúde dos docentes; destacaram a importância da contribuição do estilo de vida e da qualidade de vida para o trabalhador docente, sendo diretamente relacionado ao bem-estar. Assim, os estudos convergem no sentido de que, para melhorar o bem-estar dos professores de educação física, deve haver um investimento governamental na educação, proporcionando melhores condições de trabalho e incentivo profissional.

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Referências

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

ALMEIDA, C. B. de .; NETO, A. F. N. .; PEREIRA, R. A. .; BOTH, J. . Bem-estar dos professores de educação física escolar: uma revisão de literatura. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 4–9, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p4-9. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17554. Acesso em: 12 maio. 2024.