O processo de ensino e aprendizagem na alfabetização: reflexões sobre práticas de leitura e escrita

Autores

  • Maria Lúcia dos Santos Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elizabete Oliveira Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Dinalva de Jesus Santan Macêdo Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v4i1.p42-56

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Práticas de Leitura e Escrita, PNAIC

Resumo

Este artigo busca refletir sobre práticas de leitura e de escrita numa turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, para compreender os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou de entrevista semiestruturada com a professora, grupo focal com os educandos, observação, diário reflexivo e análise documental. Os resultados apontam que a professora utiliza práticas de leitura diversificadas e contextualizadas e os educandos atribuem um valor positivo à leitura e à escrita. E apesar do PNAIC explicitar que o educando deve estar alfabetizado aos 8 anos de idade, muitas crianças com esta idade não estão alfabetizadas. Outro ponto a destacar, em relação a esse programa, é que boa parte dos educandos se encontra em defasagem idade/série. Um dos possíveis fatores que pode influenciar nesta aprendizagem, é a falta de apoio de alguns pais, talvez por não serem alfabetizados, ou pelo contexto social em que estão inseridos. Isso certamente dificulta o vínculo dos pais com a escola, o que também pode refletir na aprendizagem dos educandos. Todavia, é preciso não desconsiderar os condicionantes sociais, políticos e estruturais que interferem na vida escolar do educandos, pois o fenômeno educativo é muito complexo e extrapola os muros da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Francisco Cordeiro. Diário: um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas. 2004. Disponível em: < http://www.ipv.pt/millenium/millenium29/30.pdf > Acesso em 20/10/17.

ASSENCIO, Jéssica Gomes dos Santos. O PNAIC e a formação continuada dos alfabetizadores: uma análise a partir das contribuições para sua prática pedagógica. Porto Velho, 2016. Disponível em: <http://www.meduc.unir.br/uploads/62248421/arquivos/ DISSERTA__O___JESSICA_GOMES_DOS_SANTOS_ASSENCIO_701137680.pdf.. Acesso em 13/11/17.

ANDRADE, Ludmila. CORSINO, Patrícia. Critérios para a constituição de um acervo literário para as séries iniciais do ensino fundamental: um instrumento de avaliação do PNDE 2005. In_ PAIVA. Aparecida. Literatura – saberes em movimento. Belo Horizonte. Ceale. Autêntica, 2007. p.88

ARROYO, Miguel. O direito à educação e a nona segregação social e racial - tempos insatisfatórios? 2015. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n3/1982-6621-edur-31-03-00015.pdf > Acesso em 20/11/17.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1994. 2 ed. p.73.

___________. Orientações curriculares para ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. 1999. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf >. Acesso 20/10/17. p.154.

____________. Programa de Formação Continuada de Professores Anos/Séries iniciais do Ensino Fundamental. Pró-Letramento. MEC/SEB. Brasília 2008. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6002-fasciculo-port&category_slug=julho-2010-pdf&Itemid=30192 >. Acesso 30/09/2017.

_____________. Ministério da Educação. Manual do pacto: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília, DF, 2012a.

____________.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Obras Complementares. MEC/SEB. Brasília 2012b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12696-acervoscomplementares-2013-site-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 15/11/17.

___________ .Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. – Brasília: A Secretaria, 2012c.

____________.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Caderno de Apresentação. MEC/SEB. Brasília 2015. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/o-pacto >. Acesso em 10/09/17.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3. versão, Brasília, 2017.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 5 ed. São Paulo, Scipione, 1993. p.148 -155

FERREIRO, Emília. TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução: Diana Myriam Lichtenstein. Liana di Marco. Mário Corso. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. P.183-213.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p.14.

FREITAS, Escola Municipal Maria Regina. Projeto Político Pedagógico 2015/2016. Guanambi, BA. p.11/39.

GATTI. Angelina Bernadette. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber livro, 2005. Disponível em: <https://docslide.com.br/download/link/gatti-bernardete-angelina-grupo-focal-na-pesquisa-em-ciencia-1>. Acesso em: 20/11/17.

GERALDI, João Wanderley. Alfabetização e Letramento perguntas de um alfabetizado que lê. 2010. Disponível em: < http://www.antigomoodle.ufba.br/file.php/2/Alfabetiza_o_Letramento/Letramento_e_Alfabetiza_o_Perguntas_de_um_alfabetizado_que_l_.doc >. Acesso em 27/09/17.

IBGE – Dados de pesquisa sobre as famílias brasileiras. Disponível em < http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/10/familias- chefiadas-por-mulheres-sao-373-do-total-no-pais-aponta-ibge.html>. Acesso em 20/11/17.

KLEIMAN, Ângela. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filol. lingüíst. port., n. 8, p. 409-424, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ flp/article/view/59763/62872 >. Acesso em 27/07/2017.

MACHADO, Vânia Regina Barbosa Flauzino. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Conquistas e Desafios. Maringá, 2016. Disponível em: < http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2016/2016%20-%20Vania%20Regina%20Barbosa%20 Flauzino%20Machado.pdf>. Acesso em 13/11/17.

MORTATTI, Maria Rosário Longo. Educação e Letramento. [Livro de eletrônico]. São Paulo: Editora UNESP, 2004. Paradidáticos collection; Educação series. Disponível em:<https://play.google.com/books/reader?id=M30EAwAAQBAJ&printsec=frontcover&output=reader&hl=pt_BR&pg=GBS.PA4 >. Acesso em: 27/07/2017.

OSORIO, Luiz Carlos. MCSIL. James. Família hoje. E-book. Porto Alegre. Editora Artes Médicas. 2011. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/FAM%C3%8DLIA-HOJE-Luiz-Carlos-Os%C3%B3rio ebook/do/B0069CGLHY/ref.=sr_1_1?ie=UTF8&qid= 15115873 22&sr =81&keywords=familia+hoje >. Acesso em 20/11/17.

RIZZO, Gilda Menezes. LEGEY, Eliane Prista. Fundamentos e metodologia da alfabetização: método natural. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

SANTIAGO, Luciane Teresinha Munhoz. As influências do PNAIC na dinâmica do processo de Alfabetização. Canoas, 2015. Disponível em: < https://unilasalle.edu.br/public/media/4/files/Educa%C3%A7%C3%A3o/Disserta%C3%A7%C3%B5es/(Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-Luciane_2015).pdf >. Acesso em 13/11/17.

SCHUVETER. Márcia Aparecida. O Processo de alfabetização e o projeto político –pedagógico em escolas de ensino fundamental. Rio Claro, 2009. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90055>. Acesso em 13/11/17.

SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cad. Pesq., São Paulo: (52): 19-24, fev, 1985. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1358/135>. Acesso em 20/07/17

_________ . Centro de Alfabetização. Leitura e Escrita. Faculdade de Educação/UFMG. Belo Horizonte, maio/junho de 2007 – ano 3 nº 10. Disponível em: < http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/JLA/2007_JLA10.pdf#page=3 >. Acesso em 25/09/17.

_________ . Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Caderno de formação: formação de professores didática de conteúdos. Unesp – São Paulo: Cultura Acadêmica. 2011. V.2, p.96. Disponível em: . Acesso em 20/07/17.

__________. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999. Disponível em: <https://oportuguesdobrasil.files.wordpress.com/2015/02/4soares_letramento.pdf > Acesso em 20/11/17.

SILVA, Ademar. Alfabetização: a escrita espontânea. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1994.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. [recurso eletrônico]. 6 ed. Porto Alegre. Penso. 2014. e.PUB. Disponível em: < https://ler.amazon.com.br/?asin=B01690SVG4 >. Acesso em 09/10/2017.

WEISZ. Telma. SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

CARVALHO, M. L. dos S.; LIMA, E. O.; MACÊDO, D. de J. S. O processo de ensino e aprendizagem na alfabetização: reflexões sobre práticas de leitura e escrita. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 42–56, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v4i1.p42-56. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17398. Acesso em: 10 maio. 2024.