As competências pedagógicas na formação docente e profissional do pedagogo

Autores

  • Rita de Cássia Nascimento Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Marcos Antonio Vanderlei Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Charles Cardoso Santana Faculdade UNIRB, Barreiras-BA

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v3i1.p90-97

Palavras-chave:

Saberes, Formação docente, Competência pedagógica

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi estudar descritivamente as competências pedagógicas, com base nas preconizados por Perrenoud (2000), a partir da formação docente e profissional do pedagogo no lócus de trabalho. O campo de pesquisa abrangeu uma unidade de ensino do município de Barreiras, figurando como entrevistados os professores com formação em pedagogia. Dentro das condições trabalhadas pelo contorno metodológico, pode-se inferir a existência de falta de envolvimento com projetos de extensão além de o corpo docente não apresentar interação nos planejamentos comuns com os colegas de equipe e com a escola. Não obstante, um ponto forte que se destaca na análise coletiva das competências é a “média dificuldade” em administrar a progressão das aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, E. F.; MARTINS, R. C.; ROCHA, M. F. A formação profissional da educação – perspectivas e desafios na educação profissional. Educação Tecnológica, v.5, n.2, p.62-70, 2000.

DEPRESBITERIS, L. Avaliando Competências na Escola de Alguns ou na Escola de todos?-Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, V. 27, n. 3, 2001.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Relatório Informações Estatísticas de Barreiras, Agência de Barreiras, 2017.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional – Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, Cortez. 2001.

MACEDO, J. M. de. Reestruturação produtiva e políticas de formação de novas competências para o trabalho docente. Reunião Anual da ANPED, XXV, Caxambu (MG), 2002.

NÓVOA, A. Os Professores e sua Formação, Lisboa: Publicações Don Quixote, Ltda., 1992.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade. vol. 22, n.74, p.27-42, 2001.

PERES, M. R. et al. A formação docente e os desafios da prática reflexiva. Educação, Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 289-304, maio/ago. 2013.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar, Curitiba, n. 33, p. 143-156, 20009.

PIMENTA, S. G. Questões sobre a organização do trabalho na escola. Revista CEAP Informa, n. 04, p.78-83, Mar. 1994.

PIRES, K. C. P. Perfil do Professor do Curso de Graduação de Biologia na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Laranjeiras, não paginado, fev. 2009. Disponível em < http://www.webartigos.com/articles/14933/1/PERFIL-DO-PROFESSOR-DO-CURSO-DE-GRADUACAO-DE-BIOLOGIA-NA-UNIVERSIDADE-ESTADUAL-DE-GOIAS--UNIDADE-LARANJEIRAS-/pagina1.html#ixzz1Da1dMtal >. Acesso em: 20 de setembro de 2015.

PERRENOUD, P. et al. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? trad. Fátima Murad e Eunice Gruman.-2ª ed.rev.- Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

SENAC. Centro de Tecnologia e Gestão Educacional. Educação Profissional e Competências. Senac, SP. Março, 2002.

SILVA, R. de C. N. Estudo descritivo das competências pedagógicas necessárias considerando a formação docente e profissional do pedagogo: um estudo de caso na esfera municipal. Monografia (TCC em Pedagogia) – Departamento de Ciências Humanas/Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2009, 58p.

SILVA, A. M. C. A formação continua de professores: Uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Educação & Sociedade, n.72, p. 89-109, ago. 2002.

SILVEIRA, R. Competências e habilidades pedagógicas. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v.1, n.31, p. 01-05, 2003.

SOARES, L. J. G. Educação de Jovens e Adultos: momentos históricos e desafios atuais. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, n.11, p. 27-35 set/out 1996.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

SILVA, R. de C. N. .; SILVA, M. A. V. .; SANTANA, C. C. . As competências pedagógicas na formação docente e profissional do pedagogo. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 90–97, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v3i1.p90-97. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17297. Acesso em: 12 maio. 2024.