Formação docente na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília Campus Planaltina

Autores

  • Domingos Rodrigues da Trindade Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elinete Pereira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v3i1.p57-67

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Formação de Professores, Educação do Campo

Resumo

O artigo analisa a formação docente na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília (UnB), Campos Planaltina-DF, a organização curricular e pedagógica do curso.  Como problema, questiona como se dá a formação docente e quais as contribuições dos movimentos sociais para a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília? A metodologia utilizou referenciais na pesquisa qualitativa, em estudos bibliográficos, análise documental e questionário aplicado a professores. A análise de dados pautou-se nas categorias: organização curricular, organização pedagógica e movimentos sociais do campo. Conclui que a organização curricular da LEdoC está coesa com a proposta do curso; a relação movimentos sociais e licenciatura, no Projeto Político Pedagógico, traz poucos elementos de como essa relação deve ser mediada, e não faz discussão aprofundada da concepção teórica de formação por área.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

TRINDADE, D. R. da .; SANTOS, E. P. dos . Formação docente na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília Campus Planaltina. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 57–67, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v3i1.p57-67. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17292. Acesso em: 13 maio. 2024.