PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA: DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • CIDICLÉIA GOMES DA SILVA SANTOS
  • REMULO VELOSO SANTOS
  • OSVALDO HENRIQUE OLIVEIRA JESUS

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Interdisciplinaridade, BNCC

Resumo

O presente artigo refere-se a um estudo de caso com base nas Práticas Pedagógicas desenvolvidas com os professores dos Colégios da Polícia Militar da Bahia, a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e Médio, tendo a interdisciplinaridade como caminho para o trabalho do professor. Um olhar para o desenvolvimento de práticas voltadas para a construção da autonomia de professores e estudantes da Educação Básica, recriando e ressignificando o fazer pedagógico. Uma reflexão sobre a seguinte indagação: como o trabalho interdisciplinar poderá proporcionar um maior encantamento pela aprendizagem? Não há pretensão em indicar modelos, mas socializar uma possibilidade de inovação pedagógica, através do trabalho interdisciplinar, que mesmo diante dos dilemas educacionais, vem se revelando como boas práticas educativas, no momento em que promove uma interação, um movimento entre os professores das áreas do conhecimento, a fim de realizar um diálogo que possibilite o trabalho pedagógico com base na referida proposta. A discussão terá como base metodológica o estudo de caso e a revisão de literatura com aporte teórico em autores como Hetkowski, Pombo, Morin, dentre outros.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade