A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SUA INCLUSÃO NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • LARISSA SANTOS SILVA
  • IMAIRA SANTA RITA REGIS
  • MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO MARQUES

Palavras-chave:

Direitos humanos, Educação, Matriz Curricular

Resumo

Os direitos humanos foram incluídos e receberam maior destaque nas Constituições dos Estados Soberanos após a Segunda Guerra Mundial. Cenário de muitas barbáries c ometidas, como atentados contra a vida humana e violações expressas contra a dignidade da pessoa humana. Apesar de todo o decorrer histórico dos Direitos Humanos, da importância adotada pela Constituição da República Federativa do Brasil aos Direitos Human os e Fundamentais, o estudo dos Direitos Humanos ainda não faz parte da diretriz curricular na educação básica, sendo esta incluída no ensino superior, em cursos específicos. Justifica-se a pesquisa para que seja demonstrada a necessidade de ser adotado e incluído nas matrizes curriculares da educação básica o ensino dos Direitos Humanos, haja vista que muitos dos cidadãos em formação demonstram desconhecer o conceito destas garantias e até mesmo a sua extensão no cotidiano. O objetivo da pesquisa é a difus ão da importância da incorporação destas garantias fundamentais nas diretrizes escolares de formação do ensino básico. A metodologia aqui adotada foi à exploração oral, esta na qual foi realizada através de pesquisa com jovens em formação do ensino público de Salvador-BA, pesquisa bibliográfica e acesso a acervos. Após todas as entrevistas e pesquisas realizadas chegou-se à conclusão que há a necessidade urgente de inclusão dos Direitos Humanos como componente curricular do ensino básico.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade