PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR- BA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Edvaldo Coelho Santana

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Tecnologias digitais da comunicação e informação, Desafios

Resumo

A sociedade tem sofrido grandes transformações guiadas pela tecnologia, que impactam diretamente nos diversos setores da sociedade, sobretudo na educação. O uso das tecnologias e de todo o seu aparato, tem gerado outras formas de produção e mediação do conhecimento para muitos estudantes e professores. O presente trabalho tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que teve como objeto geral descrever as percepções das professoras acerca dos desafios enfrentados em uma Escola Municipal de Salvador – BA sobre a inserção e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação em suas práticas pedagógicas. Para acessar os dados e as informações do campo foi utilizado o questionário misto. O questionário coletou informações acerca da formação inicial e continuada das professoras, tempo de magistério, tempo de atuação na escola, jornada de trabalho, turma que leciona, que expõe o perfil das professoras colaboradoras, além do que elas apresentam como definições para tecnologias digitais, ferramentas que costumam usar, benefícios na utilização das tecnologias digitais nas aulas, bem como os desafios encontrados para a utilização das tecnologias digitais em suas aulas. A pesquisa conclui que, no tocante às percepções acerca dos desafios encontrados pelas professoras na inserção e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, o problema se concentrou na falta de recursos, porém com algumas nuances. Para algumas das professoras pesquisadas, a falta de recurso está atrelada a falta de investimento do setor público, para outras, além da falta de recursos o grande desafio está em estruturas para comportar esses recursos, internet de qualidade e conhecimento para melhor inclui-las nos planejamentos e práticas.

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Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação