A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E O MODELO 3C PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO

Autores

  • Creidiane Muniz Conceição Brito
  • José Antônio Carneiro Leão

Palavras-chave:

Educação em rede, Tecnologias digitais, Aprendizagem colaborativa

Resumo

O presente texto é um recorte de pesquisa que se insere como parte inicial do objeto de estudo do mestrado. Apresenta uma revisão de literatura sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, como um recurso que pode auxiliar e potencializar a comunicação e interação nos processos de ensino e de aprendizagem. O objeto de estudo é a aprendizagem colaborativa, como uma metodologia para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem auxiliada pelo modelo 3C de colaboração (comunicação, cooperação e coordenação) no desenvolvimento de atividades em grupo, como estratégia metodológica que favorece a construção do conhecimento. O objetivo é apresentar discussões sobre a aprendizagem em rede a partir do uso da internet e de ambientes virtuais e o modelo 3C, como um método da aprendizagem colaborativa. A questão norteadora aponta para
saber: como a educação na contemporaneidade tem na aprendizagem colaborativa um papel norteador para a construção, reconstrução e difusão do conhecimento sistematizado e coletivo, em que os sujeitos envolvidos sejam (co)autores? Neste sentido, a educação passa a ser o centro na aprendizagem dos participantes, que atuam efetivamente através da interação bidirecional.
Esta revisão bibliográfica aponta resultados para a interação mútua, autônoma, solidária, respeitosa e democrática, incentivando não só a aprendizagem de conteúdo, mas fomentando uma educação integral para que os estudantes compreendam e aprendam com a diferença na sociedade, pois este aspecto também é papel da escola e do docente. As TDIC possibilitam o aprimoramento das práticas pedagógicas, com atividades inovadoras, dado que facilita metodologicamente o ensino e a aprendizagem, auxiliando o(a) docente com recursos midiáticos, em interatividade no aprendizado dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação