EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO RURAL: A REALIDADE DE UMA ESCOLA INCLUSIVA

Autores

  • Deiziane dos Santos Mota Professora substituta IFBA

Resumo

Em vistas a contribuir para uma maior reflexão acerca da educação de surdos no contexto rural, o presente artigo visa discutir sobre o papel da escola regular para a transformação da sociedade, assim como os desafios e as possibilidades para a educação de surdos, partindo do estudo de caso de uma escola localizada na zona rural da cidade de Conceição do Coité, na Bahia. Por meio de uma análise qualitativa de fontes como entrevistas com os sujeitos do processo educacional, o projeto político da escola e arquivos visuais da mesma, foi possível traçar as principais dificuldades no âmbito da educação de surdos, assim como entender como propostas pedagógicas podem potencializar o aprendizado e como o trabalho em parceria pode contribuir para a superação da eliminação de barreiras educativas e a construção de uma escola inclusiva. Constata-se que é possível por meio de ações inclusivas enriquecer ainda mais o repertório de conhecimentos tanto de surdos quanto de ouvintes, ao passo em que se permite a socialização entre todos os atores da escola, favorecendo uma educação ativa e participativa.

 

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Mota, D. dos S. (2019). EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO RURAL: A REALIDADE DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Revista Educação E Ciências Sociais, 2(3), 153–167. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7858