A EDUCAÇÃO POPULAR AFIRMANDO VALORES COMUNAIS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE ALICERCE: A REDE DE ARTE-EDUCAÇÃO SER-TÃO BRASIL

  • Sergio Ricardo Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Resumo

RESUMO

Este trabalho levanta questões acerca do desafio de entender o contexto educacional diante do pensamento colonial, de como afeta a educação formal ou não-formal e como movimentos sociais e educadores decoloniais propõem uma educação outra, a descolonização e educação. O maior desafio foi e é compreender como educadores, jovens, crianças, adultos e idosos conseguem afirmar nas suas elaborações de vida nas interações didáticas, aspectos do seu viver cotidiano frente ao pensamento colonial. Analisa a importância da relação da cultura popular e a educação como canal importante nas elaborações do conhecimento voltado para a valorização dos saberes que estruturam o pensamento comunal. Optamos por desenvolver uma abordagem qualitativa percorrendo um olhar investigativo envolto das contribuições da Rede Ser-tão Brasil nas produções de saberes da cultura popular como afronta ao pensamento colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Ricardo Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia -UNEB
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB; Professor da Faculdade Montessoriano e da Prefeitura Municipal de Salvador
Publicado
2019-12-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 113
  • PDF downloads: 40