DISCUTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA OS SISTEMAS PRISIONAL E SOCIOEDUCATIVO

Autores

  • Kátia Maria de Aguiar Barbosa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Selma dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS http://orcid.org/0000-0003-3791-1281

Resumo

A formação de professores para todas as etapas da Educação Básica é compromisso público de Estado e deve estar voltada para a promoção da emancipação dos sujeitos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e a valorização na observância da diversidade e contrária a toda forma de discriminação. Que tipo de formação é necessária para o professor que atua na Educação de Jovens e Adultos com sujeitos em situação de restrição ou privação de liberdade? Quais são finalidades e quais são pedagogias do professor da EJA prisional ou sistema socioeducativo? São questões que se fazem imperativas nesta trajetória de análise de como o direito fundamental a educação vem sendo atendido para os sujeitos encarcerados. Na fundamentação teórica-conceitual, o eixo da discussão é a formação de professor e a Educação de Jovens e Adultos prisional e socioeducativa, a partir dos autores:  Freire (2004, 2000), Adorno (2011), Giroux (1997), Arroyo (2017, 2014, 2011, 2008, 2005). O próprio professor necessita de formação específica para essa modalidade de ensino. Partindo da importância da formação continuada para qualificar a sua prática e atuação e para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos com a reflexão cotidiana.

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Biografia do Autor

Kátia Maria de Aguiar Barbosa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Assistente do Departamento de Educação da UNEB, Campus I, atua na área de Educação em Prisões, Gestão Educacional, Avaliação, doutoranda em Educação e Contemporaneidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Gestão Social dos Territórios – GEPET/UNEB.

Selma dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Doutoranda do Programa de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico – TSPPP. Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores – NUFOP/UEFS

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

de Aguiar Barbosa, K. M., & Santos, S. dos. (2020). DISCUTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA OS SISTEMAS PRISIONAL E SOCIOEDUCATIVO. Revista Educação E Ciências Sociais, 3(4), 84–96. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7782