Apresentação

Autores

  • Eduardo José Nunes
  • Selma dos Santos
  • Katiuscia Silva Santos SEDUC - Araci, Grupo de Pesquisa TSPPP/PPGEduC – UNEB
  • Paulo José Pereira dos Santos

Resumo

Este n. 2 da Revista Educação e Ciências Sociais, RECS, do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, está sendo publicado no momento em que vivemos o primeiro ano do governo Jair Messias Bolsonaro que vem demonstrando pouca simpatia para com o tema da educação e, menos ainda, com o das ciências sociais.

Essa situação pode levar à perda de referências e contribuições importantes já consolidadas em políticas e programas educacionais públicos; além dessas questões, o descontrole e desinteresse nessas ações retardam ainda mais novas possibilidades de inserção do conhecimento para os diferentes grupos de pessoas. Em um mundo dominado pela incerteza, as pessoas se apegam com mais força às identidades grupais que lhes dão mais segurança e autoestima. A reação adaptativa às ameaças do ambiente em alteração vertiginosa produz uma adesão intransigente a sentimentos e mentalidades afins, mais do que a temas ideológicos e a questões morais. Eis o risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia Silva Santos, SEDUC - Araci, Grupo de Pesquisa TSPPP/PPGEduC – UNEB

Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em Educação do Campo - IFBAIANO. Graduada em Letras. Professora da Rede Municipal de Araci. Pesquisadora do Observatório de Educação de Jovens e Adultos- OBEJA/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico - TSPPP/PPGEduC – UNEB.

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8118674423943271

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Nunes, E. . J., Santos, S. dos, Santos, K. S., & Santos, P. J. P. dos. (2019). Apresentação. Revista Educação E Ciências Sociais, 2(2), 3–4. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7626