MVBF: A CULTURA LOCAL SUPERANDO TEMPOS E DISTANCIAS

Autores

Resumo

O artigo objetiva analisar os resultados da aplicação do Museu Virtual da Bata do Feijão - MVBF, avaliando as contribuições dos discentes a partir da abordagem metodológica DBR (Pesquisa de Aplicação), para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Verificando as variáveis dependente e independente, buscamos as interpretações dos visitantes ao acervo do MVBF, a partir de uma produção de texto acerca do visto/sentido, socializando-os, e comparando-os com as sugestões depositadas no site. Os resultados de conservação/transmissão dos saberes/fazeres ancestrais, oportunizado pela eficácia da solução pedagógica demonstrou que a conservação/difusão pode ser em meio digital. A solução oferece os fatores essenciais à aprendizagem em tempos atuais: fácil acesso, e entretenimento/conhecimento.

Palavras-chave: Museu Virtual da Bata do Feijão. Aplicação. Conservação/transmissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erisvaldo Santos Souza, UNEB/Campus I

Doutorando em Educação e Contemporaneidade - UNEB/Campus I (75) 9264 3757 / 9955 7130 / (71) 8676 9619 Possui graduação em HISTORIA pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003); Especialista em História da Cultura Afro Brasileira; Especialista em Gestão Escolar - FACED/UFBA; e Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB Aluno especial de doutorado - DMMDC/UFBA Curso de extensão em coordenadas geográficas; Aluno especial de Mestrado - UEFS/BA. Professor de História da rede estadual; Professor de Sociologia da rede estadual; Tutor EaD/UNEB Professor de Antropologia da Educação; Professor de Educação e Diversidade Cultural; Professor de Fundamentos Filosóficos da Educação. Professor de Planejamento e Politicas Públicas Educacionais Professor de Ensino de História - PARFOR - Plataforma Freire UNEB; Professor de Antropologia Social FAT - Faculdade Anisio Teixeira Professor de Metodologia da Pesquisa em Comunicação- FAT - Faculdade Anisio Teixeira Aprovação em seleção de Mestrado em Crítica Cultural - UNEB Nov. 2014; Professor de Educação do Campo - PARFOR - Plataforma Freire UNEB Professor de Realidade Brasileira e Regional; Professor de Estudos Temáticos em Educação; Professor de Gestão Social - Serviço Social.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Souza, E. S. (2019). MVBF: A CULTURA LOCAL SUPERANDO TEMPOS E DISTANCIAS. Revista Educação E Ciências Sociais, 2(2), 78–90. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7462