SABERES TRADICIONAIS: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EMPREENDEDORES DA COOPERATIVA DE ETNODESENVOLVIMENTO KITAANDA BANTU

Autores

  • Dandara Lopes Correia Universidade Salvador

Resumo

As transformações sociais e econômicas, no Brasil, na contemporaneidade vêm contribuindo para fomentar o interesse pelo empreendedorismo, mas observa-se que a maior parte dos grupos produtivos formados por povos e comunidades tradicionais vivencia falta de acesso às políticas públicas específicas que promovam a inclusão produtiva e a valorização das culturas locais. O objetivo principal deste artigo é descrever o processo de ensino e aprendizagem da Cooperativa de Etnodesenvolvimento Kitaanda Bantu, identificando os ensinamentos sobre empreendedorismo e as implicações para os empreendedores que trabalham com artesanato, gastronomia, extrativismo, agricultura familiar agroecológica e orgânica e formação cultural nessa cooperativa. Para tal, fez-se necessária a pesquisa exploratória com levantamento de dados primários e secundários, de natureza qualitativa, que proporcionou analisar a importância da educação informal no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo proporciona impacto importante sobre o desenvolvimento de práticas, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo na cooperativa, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.

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Biografia do Autor

Dandara Lopes Correia, Universidade Salvador

Graduada em Comunicação e Marketing, UNIFACS; Pós Graduada em Comunicação Corporativa - UNIFACS; Cursando Arte e Educação na Universidade Federal da Bahia; Atualmente compõe a equipe da Coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial do Estado da Bahia

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

Correia, D. L. (2019). SABERES TRADICIONAIS: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EMPREENDEDORES DA COOPERATIVA DE ETNODESENVOLVIMENTO KITAANDA BANTU. Revista Educação E Ciências Sociais, 2(2), 41–61. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/6563