REVISITANDO O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES PELA EDUCAÇÃO NA BAHIA

Autores

  • Maristela Gomes de Oliveira Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Resumo

O artigo foi construido a partir da dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade e analisa o movimento dos trabalhadores no final do seculo xix e nas primeiras decadas do seculo XX,principalmente, na Bahia,  para criarem organizações que os representassem enquanto classe, seguindo orientações das várias correntes politicas partidárias da época, que disputavam a hegemonia do movimento. O ponto em comum foi a luta desempenhada e as estratégias adotadas para promver a educação formal para as categorias que representavam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Gomes de Oliveira, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Assistente Social, especialista em Genero e Desenvolvimento com ênfase em Politicas Publicas-Núcleo de ERstudos Interdisciplinares sobre Mulher(NEIM) Faculdade de Filosofia e Ciencias Humanas da UFBA em 2007; Mestra em Educação e Contemporaneidade -Universidade Estadual da Bahia -UNEB 2011.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Oliveira, M. G. de. (2019). REVISITANDO O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES PELA EDUCAÇÃO NA BAHIA. Revista Educação E Ciências Sociais, 2(2), 26–40. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/6386