REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, O MUNDO DO TRABALHO E AS “NOVAS”COMPETÊNCIAS PARA OS JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES.

Autores

  • Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros Ovídio Universidade do Estado da Bahia - Uneb Departamento de Educação - Campus XI
  • Antonio Amorim

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2018.v1.n1.20-32

Resumo

Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Fundamental noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de investigaro mundo do trabalho e as novas competências exigidas aos jovens e adultos trabalhadores. Nesse sentido, mediante pesquisa de campo realizadas na escola, levantamos a seguinte questão: A Educação de Jovens e Adultos deveria se enquadrar as novas competências exigidas no mundo do trabalho, uma “educação para o mercado de trabalho”, uma preparação para o trabalho nos moldes previstos no modelo de produção capitalista, um trabalho que, para os trabalhadores é um trabalho marcado pela exploração, segmentação e exclusão? Desse modo, tratou-se de recolher e analisar a opinião de jovens e adultos trabalhadores, do Ensino Fundamental da Escola Maria Áurea Pimentel Ferreira (EMAPF), sobre as competências exigidas para ingressar e/ou permanecer no mundo do trabalho.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Medeiros Ovídio, M. F. C., & Amorim, A. (2018). REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, O MUNDO DO TRABALHO E AS “NOVAS”COMPETÊNCIAS PARA OS JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES. Revista Educação E Ciências Sociais, 1(1), 20–32. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2018.v1.n1.20-32