A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E SUA FAMÍLIA: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO.

Autores

  • Andrea Paula dos Reis Santos Oliveira Universidade Católica do Salvador

Resumo

A temática dos direitos da pessoa com deficiência tem sido um alvo de debates, merecendo atenção em diversa pesquisas. Contudo, esta pesquisa tem como objetivo analisar o direito a educação sob a ótica do princípio da dignidade humana a partir da rede de apoio familiar na construção de estratégias em favor do desenvolvimento escolar da criança com Síndrome de Down. A análise é qualitativa de cunho documental fundamentada em material empírico composto da revisão de literatura, produção científica nacional no banco de periódico do Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- IBICT do Século XXI (2001 e 2016) e artigos no Scientific Electronic Library Online FAPESP – CAPES – CNPq – BIREME – FapUNIFESP – Scielo. A análise concentra-se nas estratégias da família amparada pela rede de apoio, explicitando essa dinâmica social na visão crítica de Paulo Freire, destacando o modelo de Educação do país, propondo reflexão sobre o tema. As conclusões assinalam que ainda será necessário percorrer um longo caminho de mobilização cultural para promoção de soluções conjuntas com a sociedade na realização da escolarização da criança com Síndrome de Down.
Palavras-chave: Família; Educação; Criança com Síndrome de Down.

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Biografia do Autor

Andrea Paula dos Reis Santos Oliveira, Universidade Católica do Salvador

Advogada

Ciencias sociais Aplicada

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

Oliveira, A. P. dos R. S. (2019). A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E SUA FAMÍLIA: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO. Revista Educação E Ciências Sociais, 2(2), 91–115. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5418