EDUCAÇÃO INCLUSIVA OU MAIS UM GUETO? Pesquisa participativa (diário de campo) em uma escola só para gays no Brasil

Autores

  • Renan Antônio da Silva Instituto Universitário de Lisboa

Resumo

O Programa Federal Brasil “Sem Homofobia” foi lançado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em 2004, através do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD). Este programa tem como objetivo combater a violência e a discriminação contra o grupo LGBT e promover cidadania homossexual, questionando temas relativos à homossexualidade em todos os Ministérios do Governo, além de propor políticas que apreciem esta população nas mais variadas esferas, entre elas a educação. No âmbito destas políticas, foi criada em Campinas-SP uma escola voltada para o público LGBTTT, chamada E-JOVEM. Desse modo, este artigo objetiva conhecer a realidade vivida pelos alunos e professores nessa referida escola e as possíveis transformações vividas tanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia. Tais mudanças ou não, foram descritas em formato de diário de campo. Os resultados apontam que afirmar-se gay ou lésbica é dizer, a princípio, que não viverá segundo o natural e o convencional, que irá experimentar uma forma nova de casamento e família, que não a esperada por pais, tios, avós, etc.

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Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Instituto Universitário de Lisboa

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Araraquara. Realizou estágio doutoral com bolsa CAPES/PDSE junto ao Centro em Investigação Social (CIS/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal, na linha temática Gênero, Sexualidades e interseccionalidade (2015-2016), orientado pelo Prof. Dr. João Manuel Calhau de Oliveira, sob processo de número 99999.006746/2015-02. É mestre em Desenvolvimento Regional, na linha temática Políticas Públicas (2014), orientado pela Prof. Dra. Daniela de Figueiredo Ribeiro. É cientista social (2012). Foi bolsista (2014/2015) da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). Foi professor bolsista na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Rio Claro, no curso de Licenciatura em Geografia. Pesquisador do Grupo de pesquisa e extensão sobre sexualidades (GSEXs) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Araraquara. Pesquisador Associado do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas (LEPP) , vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI - UNESP - São Paulo. Pesquisador do Grupo de Estudos "Tecnologias e Processos de Subjetivação". Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Educação e Saúde (UNESP) . Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação para as relações étnico-raciais e Ações Afirmativas (UFU). Integrante do Grupo de Estudos de Desenvolvimento - GEDE - Uni - FACEF. Homenageado com o Título de Cidadania Uberabense pela Câmara Municipal de Uberaba (2009) e com uma Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Orlândia (2014). Avaliador do Ministério da Educação (MEC), ligado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Parecerista Ad Hoc de diversas revistas científicas nacionais e da Revista Educación da Universidad de Costa Rica. Membro organizador do I Encontro Educação e Subjetividade: Múltiplos Olhares da Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP. Revisor de agência de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Membro do Movimento 2022: "O Brasil que queremos", da Universidade de Brasília (UNB). Avaliador do Erasmus Mundus Students and Alumni Association (EMA). Editor - Chefe da Revista Hominum. Editor externo da Revista Biomotriz. Foi editor adjunto da Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) 2015/2017. Consultor na Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO). Membro da equipe editorial da Revista Estudos Institucionais e da Revista Bagoas (UFRN). Membro da equipe editorial da Revista Empreendedorismo, Gestão e Negócios (FATECE). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Políticas Públicas, atuando principalmente nas seguintes temáticas: educação, homossexualidade, homofobia, saúde, gênero e inclusão

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

da Silva, R. A. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA OU MAIS UM GUETO? Pesquisa participativa (diário de campo) em uma escola só para gays no Brasil. Revista Educação E Ciências Sociais, 1(1), 81–92. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/3706