A POTÊNCIA DO DIÁLOGO NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.26

Palavras-chave:

Palavra, Diálogo, Gêneros do Discurso, Identidade

Resumo

O artigo presente sugere reflexão ampla acerca da expressão diálogo de forma a compreender a relação do uso deste termo com a constituição das identidades no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Estrutura-se a partir do mergulho teórico dos escritos de Paulo Freire sobre diálogo enquanto direito à palavra e estudos de Bakhtin e Bourdieu que incitam pensar o dialogismo enquanto constituição do ser. Esta análise apresenta-se como relevante diante dos silenciamentos políticos e até mesmo fatais que urgem a construção de uma resistência que se faz e se refaz por meio da linguagem que se opõe à verticalidade monopolizadora do uso da palavra e preconceitos homogeneizadores, invalizadores e excludentes das diversidades das identidades construídas e modificadas ao longo dos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Costa, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Professora Concursada da Rede Municipal de Educação de Salvador. Mestra do Programa de Educação de Jovens e Adultos – UNEB. Membro do grupo de pesquisa Formacceinfancia Linguagens e EJA – UNEB. 

Marlon Matos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Professor Concursado das Redes Municipal e Estadual de São Domingos. Mestre do Programa de Educação de Jovens e Adultos - UNEB.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Costa, A., & Rios, A. M. . (2021). A POTÊNCIA DO DIÁLOGO NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS. Revista Educação E Ciências Sociais, 4(7), 26–42. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.26