MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/ MEC

Autores

Palavras-chave:

Movimento de Educação de Base, Escolas Radiofônicas, Produção de Conhecimento, Portal da Capes.

Resumo

O propósito desta pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva é apresentar e discutir as principais características da produção de conhecimento sobre o Movimento de Educação de Base (MEB) presentes no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o objetivo deste programa de educação foi alfabetizar jovens e adultos por meio de escolas radiofônicas no período de 1961 a 1966. Em conformidade com Romanowski e Ens (2006), entendemos que a pesquisa do tipo produção de conhecimento não se restringe, simplesmente, a identificar a produção sobre uma temática, mas analisá-la, categorizá-la e revelar os seus múltiplos aspectos. Assim, organizamos uma busca avançada da produção de conhecimento sobre o MEB no Portal de Periódicos CAPES/MEC, sem filtro temporal, empregando, entre aspas, o descritor “movimento de educação de base”. Obtivemos na busca 35 produções que, após leitura dos títulos, resumos e palavras-chave selecionamos para análise 12 artigos. À exclusão, consideramos o critério de não vinculação temática e produções repetidas. Estabelecemos 6 categorias de análise temática, a saber: MEB e ação católica; MEB e Cultura Popular; MEB e Mundo Rural; História e Funcionamento do MEB; MEB e Produção de Conhecimento; MEB e Políticas Públicas. Concluímos que a produção de conhecimento sobre o MEB no Portal da Capes caracteriza-se por publicações em formato de artigos, concentradas de 1997 à 2019, e que o MEB, por meio de escolas radiofônicas no Brasil, promoveu a valorização do homem e da comunidade pela alfabetização como elemento transformador.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Daniela Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Bacharela em Comunicação Social e Graduanda em Pedagogia. 

Rafael Duarte Falcão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Graduando do Curso de Pedagogia.

Olivia Morais Medeiros Neta, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande no Norte e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação. Integrante do grupo de pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero e do Núcleo de Pesquisa em Educação.

Referências

BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como cultura: Memórias dos Anos Sessenta. Horizontes antropológicos, v. 23, n. 49. Porto Alegre, Sept./ Dec. 2017.

CARLOMAGNO, Márcio C.; ROCHA, Leonardo Caetano da. Como Criar e Classificar Categorias para fazer Análise de Conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 2016.

CAVALCANTI, V. O. M.; MEDEIROS NETA, O. M. A Produção do Conhecimento sobre Educação Profissional: O Mapeamento dos Artigos Científicos no Portal de Periódicos da Capes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 9, p. 1-11, 2015.

CAPES. Missão e objetivos: o Portal de Periódicos da Capes. [Brasília]; Disponível em:< https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=109>.Acesso em: 15 ago. 2020.

DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 2011.

FÁVERO, Osmar. MEB – Movimento de Educação de Base primeiros tempos: 1961-1966. Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação, Évora, Portugal, 2004.

GONZALEZ, Jeferson. Cultura, educação popular e transformação social nas formulações do MEB e do CPC (1961-1964). Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

MARTINS, Jessica Souza; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; NASCIMENTO, Francinaide de Lima Silva. O Catálogo de Teses e Dissertações como fonte para estudos bibliométricos do campo da Educação Profissional. Research. Society and Development, v. 8, n. 8, 2019.

PAIVA, Marlúcia. Sociedade, educação e religião: o caso da ação educativa da Arquidiocese de Natal (1944-1964). Revista Educação em Questão, v. 7, n. 1/2, p. 107-123, 1997.

PAIVA, Marlúcia Menezes. A ação missionária da arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte (Brasil). Holos, v. 5, p. 3-12, 2016.

PAIVA, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

PAULA, Rouseane da Silva. Uma proposta de educação permanente para a educação de jovens e adultos. Revista Iberoamericana de Educación, v. 44, n. 1, p. 4, 2007.

PEIXOTO FILHO, José. O rádio e a educação: A experiência do MEB e as contribuições para a educação popular. Do Meb à Web o rádio na Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, Ed.1, 2010.

RODRIGUES, Manoel Ednaldo. Audição radiofônica em uma comunidade rural na Amazônia paraense. Revista Exitus, v. 9, n. 1, p. 340-366, 2019.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As Pesquisas Denominadas do Tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.

SANTOS, L. N. N.; CARVALHO, M. E. G. Produção acadêmico-científica sobre o Movimento de Educação de Base (MEB): pequeno balanço e algumas perspectivas de pesquisa. Revista Espaço do Currículo, v. 8, n. 3, 25 jan. 2016.

SILVA, Francisco Tenória da. O esvaziamento educacional do Movimento de Educação de Base (MEB): uma abordagem discursiva. Research, Society and Development, v. 9, n.2, e22921929, 2020.

SOUZA, Alderlene Lima de; SILVA, Fabrício Valentim da. Origem, prática educativa e evolução do Movimento de Educação de Base (MEB) em Itacoatiara-AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 1, p. 71-80, 2014.

SOUZA, Claudia Moraes. Vida e Trabalho no mundo rural: trabalhadores do Movimento de Educação de Base (1961-1964). Mundos do Trabalho, v. 2, n. 3, p. 281-306, 2010.

SOUZA, Claudia Moraes de. Uma escola para homem rural: a cultura popular, os camponeses e o movimento de educação de base (1960-1964). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 515-529, abr./jun. 2012.

VENTURA, Gláucia Conceição. Educação para a Cidadania via rádios comunitárias. Canadian Journal of Latin american and Caribbean studies, v. 32, n. 63, p. 167-183, 2007.

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Fernandes da Silva, I. D., Falcão, R. D., & Medeiros Neta, O. M. (2020). MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/ MEC. Cenas Educacionais, 3, e9535. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9535

Edição

Seção

Revisão de Literatura